Google+ Followers

domingo, 21 de outubro de 2012

Batata Brava

     (Foto: sao33.blogspot.com)

Essa receita é uma influência da culinária espanhola adaptada no Brasil. Os tira-gostos têm outro nome na Espanha: tapas. O termo tem origem na palavra tapear, já que os aperitivos enganam a fome entre as refeições. Reunidos com os amigos nos bares, os espanhóis adoram petiscar queijos, azeitonas, presuntos e as deliciosas patatas bravas: cubinhos de batata fritos no azeite, com muitos condimentos. Achei aqui:

Ingredientes
4 Batatas grandes (800g), descascadas e cortadas em quadrados médios
2 dentes de alho cortados em fatias finas
1 colher de chá de alecrim
1 colher de chá de páprica
1 colher de chá de sementes de erva-doce
1 colher de chá de sal

Para o molho
Óleo de oliva
1 cebola bem picada
4 dentes de alho fatiados
3 pimentas vermelhas frescas (dedo-de-moça), sem as sementes e picadas
1 cenoura descascada e ralada
1 pitada de tomilho
5 tomates picados pequenos
1 colher de sopa de vinagre
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo
Cozinhe os pedaços de batata com água e um pouco de sal,  em fogo médio por 10 a 15 minutos ou até que comecem a ficar macios, mas sem perder a forma. Escorra-os e deixe-os e deixe esfriar.
Enquanto isso, aqueça uma panela em fogo baixo e comece a preparar o molho.
Despeje um fio de óleo de oliva e, quando estiver quente, junte a cebola e o alho. Deixe no fogo até a cebola começar a ficar macia, mas sem tomar cor.
Junte a pimenta, a cenoura ralada e o tomilho e deixe no fogo por mais 5 minutos, pingando um pouco de água de vez em quando.
Acrescente o tomate, o vinagre, a pitada de sal e pimenta-do-reino.
Quando ferver, baixe o fogo e deixe por cerca de 15 minutos ou até a cenoura amaciar e o molho ficar espesso e bonito.
Em outra panela, frite as batatas com azeite em pequenas porções e com cuidado na frigideira. Deixe no fogo por cerca de 8 minutos, virando de vez em quando, até ficarem bem douradas. Será preciso fazer isso em lotes, para a frigideira não ficar muito cheia. Junte o alho e o alecrim no último minuto de fritura.

Ponha a batata, o alho e o alecrim em um prato forrado com papel absorvente. Salpique com a páprica, a erva-doce e uma pitada de sal. Mexa até ficar espalhado.
Bata o molho no liquidificador ou mix até ficar bem macio. Prove e ajuste o tempero se for necessário. Despeje o molho sobre as batatas. Adaptada do site:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: