Google+ Followers

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Batata Sirigaita


Adoro batata! E tudo que tem batatas... Esta receita é ótima, porque você pode acrescentar ingredientes e sabores ao seu gosto, pode ser servida como entrada ou prato principal com acompanhamentos.

Ingredientes:
300 grs. de carne moída, peito de frango, camarão ou bacalhau já dessalgado (escolha o sabor do recheio que preferir)
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de cebola batidinha
10 batatas médias
1 gema de ovo
3 tomates maduros,  picados sem pele e sem semente
pimenta do reino a gosto
cheiro verde picadinho
1 colher de sopa de farinha de trigo (e mais um pouco para polvilhar a assadeira)

Modo de Fazer:
Descascar as batatas e picar em pedaços. Cozinhá-las em água com sal. Quando estiverem macias, escorrer a água e amassá-las ainda quentes no espremedor de batatas. Deixe esfriar e adicione 1 gema de ovo, 1 colher de farinha de trigo e 1 colher de manteiga. Misture muito bem, prove o sal e reserve.

Dicas:
·      se quiser algum outro temperinho pode colocar uma pitada de Fondor, alho amassado, ervas desidratadas, etc.
·      se escolher o recheio de carne moída, acrescente no final do cozimento um pouco de  bacon frito picadinho e misture. Dá um gostinho maravilhoso!

Separadamente em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola batidinha e o tomate picado. Quando começar a encorpar, acrescente o recheio de sua preferência para refogar: carne moída, ou frango em tirinhas ou bacalhau desfiado. Junte pimenta, cheiro verde e um pouquinho de água. Abafe para que o recheio cozinhe. Quando estiver pronto e o caldo quase seco na panela, retire do fogo e deixe esfriar.

Faça bolinhas com a massa de batatas e achate cada uma delas na palma das mãos. Ponha em uma bolinha o recheio e cubra com a outra massa achatada. Vá colocando no tabuleiro.  Depois de todos prontos, cubra cada bolinha com um pedaço de mussarela. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno quente em tabuleiro polvilhado com farinha de trigo. Retirar do forno quando estiverem corados e o queijo derretido. Servir quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: