Google+ Followers

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Figo Recheado com Olho de Sogra



Esta é uma receita "trabalhosa", na etapa de fazer  o doce de figo original. Mas acho que quem quiser, pode pular essa etapa dos 3 dias e comprar o pacote de figos, já preparados para serem colocados na calda.

(Receita de D. Maria Helena Freitas Bastos, de Passos - MG, que há 18 anos no prepara um dos mais saborosos e delicados doces.)

Ingredientes para o doce de figo:
5 kg de figo
3,5 kg de açúcar cristal
açúcar refinado para cristalizar o doce depois de pronto
água para cozinhar.

Ingredientes para o recheio: 
500 g de coco ralado
400 g de açúcar refinado
1 lata de leite condensado
5 gemas de ovos caipiras passadas na peneira
1 colher (café) de essência de baunilha.

Como fazer: 
Retirar a pele dos figos. Para isso, pode-se encher um saco de pano com brita fina e sovar os frutos, embaixo da água, até que fiquem lisos. Fazer um corte em cruz na parte arredondada do figo, de modo que forme uma cavidade onde será colocado o recheio. Em um tacho de cobre, cozinhar os frutos, cobertos com um pano, com água suficiente para cobrir. Quando estiverem macios, desligar o fogo, escorrer a água e deixar esfriar. Pôr mais água e levar ao fogo novamente, retirando quando levantar fervura. Repetir o processo por mais duas vezes. Escorrer a última água, pôr o açúcar e deixar no fogo até o açúcar derreter e virar uma calda. Depois de deixar o figo nesta mistura por três dias, escorrer a calda e reservar os figos. 

Para o recheio, misture bem todos os ingredientes fora do fogo. Levar ao fogo e retirar quando engrossar e começar a soltar da panela. Esperar esfriar, fazer bolinhas e pôr dentro dos figos, cuidadosamente. Passar o doce no açúcar refinado.
Fonte: Blog do Avelar - Sabores de Minas

Um comentário:

  1. Após cada fervura , desligue o fogo e mantém os figos aferventados no próprio tacho sem retirar a água e nem o pano que os cobrem ,já que não podem tomar vento , senão endurecem e podem também ,perder a cor . Para as fervuras seguintes, repita esse procedimento ....Vale lembrar que a água em que os figos foram fervidos é sempre trocada .. Assim, a cada fervura coloca-se nova água no tacho , deixa esquentar e com uma colher furada ou , ( escumadeira) , vai colocando os figos na água quente....Na última fervura os figos têm que ficar por mais tempo ,no fogo , (por quase uma hora) ,para que cozinhem bem ou , até ficarem bem macios... Deixa os figos esfriarem para jogar a água fora e em seguida coloca-se por cima dos mesmos , o açúcar
    com um pouquinho só de água ... a..água que adentrou no próprio figo durante as fervuras ajuda a formar a calda.. Finalmente após colocar o açúcar , deixe os figos no fogo até ficarem vidrados ... ...


    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: