29/08/2013

Doce Mineiro de Laranja da Terra (laranja amarga)

     Foto: Stan

Como foi difícil conseguir escrever essa receita! Esse é o tipo de doce que todas as tias sabem fazer, mas cadê quem tem a receita escrita em um papel?

“- Ah, isso a gente guarda de cabeça! Não tem medida não...
- Tem medida sim, tia! Vai falando que eu vou anotando tudo! Quantas laranjas?
- Pode fazer com 15, mas também pode fazer com 10, pode fazer com o tanto que você tiver...”
- hahaha...

E  telefonando para todo mundo, escutando uma dica daqui, um senão dali, eu consegui! Então finalmente, é assim que se faz o Doce de Laranja da Terra em Minas Gerais:

Antes de tudo uma dica:

Em alguns lugares do Brasil a Laranja da Terra também é conhecida como laranja-azeda ou laranja-amarga. Geralmente, a sua árvore é pequena, com muitos espinhos nos galhos, e as folhas são perfumadas. Não é uma laranja bonita, a casca é grossa, irregular e às vezes tem umas manchas. O sabor dos gomos não é agradável e normalmente não é comida pura, nem seu suco é aproveitado. Mas a polpa branca é maravilhosa para fazer doce!



Ingredientes:
12 laranjas da terra grandes, nem muito verdes, nem muito maduras. Dê preferência às laranjas mais grossas e “de vez”, de cor amarelo esverdeada.

Calda:
3 kgs. de açúcar cristal (tem que ser cristal, porque a calda fica melhor)
3 litros de água o suficiente para cobrir as laranjas na panela
cravo da índia e canela de pau à gosto

Modo de fazer:
Raspar a casca das laranja com ralo e de leve, tendo o cuidado de não tirar muito da parte branca.  Corte a laranja descascada em 4 partes iguais. Com uma colher de sopa, retire o miolo e jogue fora porque é muito amargo. A laranja somente deve ser cortada com facas de inox, pois os outros metais oxidam a polpa. Colocar de molho na água até cobrir, mudando esta água 2 a 3 vezes ao dia! Deixar de molho 4 dias, para retirar o amargo, mas não totalmente. Deve ficar um leve amargor, senão a laranja perde o sabor. Depois desse tempo, escorrer bem as cascas numa peneira ou pano de algodão limpo. Reserve.


“Ah, não compre essas laranjas prontas e já cozidas, que vendem em mercados, porque não presta!”, dizia minha mãe!


Para fazer uma calda rala de açúcar:
Coloque a água e o açúcar em uma panela grande,  junto com o cravo e canela se for usar. Deixe ferver até ficar uma calda rala. Reserve.

Depois que lavar todas as laranjas elas vão para o tacho, com um pouco de água para começar a cozinhar, mais ou menos 1 litro. Fique vigiando o cozimento, verificando sempre quando elas começarem a ficar macias. Escorra e reserve. No mesmo tacho (vazio) coloque a calda que já está pronta e volte com as laranjas para o tacho, para que cozinhem mais até ficarem transparentes e brilhantes, mais ou menos 2 horas. Cuide para sempre manter as cascas cobertas com líquido e se necessário, acrescente mais água. A quantidade de líquido pode variar de acordo com o número de cascas que você vai preparar.

Uma dica: não tampe o tacho para fazer esse doce, porque pode alterar/escurecer a cor das laranjas.

                                  Foto: Coisas cá de Casa

Ferver os potes de vidro que for guardar o doce pronto, por 5 minutos com água até a metade deles e virá-los de cabeça para baixo sobre uma toalha limpa. Deixe esfriar, coloque no vidro só as laranjas e cubra com a calda até a borda.

No Programa Terra de Minas tem um vídeo explicativo e com passo a passo de como fazer esse delicioso doce!
Acesse o link http://redeglobo.globo.com/globominas/terrademinas/noticia/receita-de-doce-de-laranja-em-copota.ghtml (se não quiser ver a reportagem toda, a receita começa no tempo 06:50)


Para fazer a laranja cristalizada:
Depois do doce em calda pronto, tire as cascas da calda. Engrossar bem esta calda, fincar as laranjas com um garfo e passar na calda grossa, se quiser fazer inteira. Ou, fatiar, passar na calda e tirar com uma espumadeira. Deixe escorrer um pouco e coloque em tabuleiro para deixar secar no tempo.


78 comentários:

Anônimo disse...

Posso fazer com laranja pêra?

Margarete Brandão disse...

A laranja pera não tem essa casca grossa e o sabor, igual a laranja da terra. Todo o processo e as etapas não dariam certo.

Anônimo disse...

AKI NAO TEM LARANJA DA TERRA, EXISTE OUTRA QUE POSSO USAR???

Margarete Brandão disse...

Existem receitas que falam em 'laranja amarga', mas eu acho que é só o nome que muda, dependendo da região do país. Tem que ser essa, por causa da casca muito grossa. Se fizer com outro tipo, não vai ficar bom.

Sonia Martins disse...

Estou com 60laranjas prontas para por em pratica sua receita,tenho laranjas da terra em meu quintal,obrigada pela receita beijos

Margarete Brandão disse...

Nossa, Sonia! Tá animada... Seria bom se conseguisse arranjar aquelas maquininhas de descascar laranjas, iam te ajudar bem... Boa sorte e depois conte como foi. Um abraço

Anônimo disse...

Vou fazer pela primeira vez o doce d laranja da terra com essa receita eu sei que vai certo bjs obg

Anônimo disse...

Devo guardar o doce na geladeira? Quanto tempo ele dura?

Margarete Brandão disse...

Em temperatura ambiente, o doce de laranja dura vários dias, mas se conservado em geladeira, embalada em saco plástico, ou completamente congelada, sua durabilidade será bem maior. No caso da geladeira, de 2 em 2 dias dê uma olhada na calda, mexa um pouquinho com uma colher para não sedimentar.

ALVARO rock'n roll com jesus e avivamento disse...

Vou fazer o doce de laranja pela primeira vez mas como tenho amor por cozinhar sei que já deu certo.sou modesto hein!!!!!!

Anônimo disse...

Vou fazer pela primeira vez.... vai ficar delicia , seguindo esta receita chego lá...

Anônimo disse...

Quando as laranjas devem ser postas na calda? quando a calda estiver pronta? Se sim, qual seria o ponto da calda para colocar as laranjas?

Margarete Brandão disse...

Quando começar a ferver. À medida que a água for evaporando, vá completando e colocando mais açúcar.

Anônimo disse...

Nunca consigo fazer o doce pra ficar legal fico frustada porque gosto demais

OLIVEIRAS disse...

Gosto muito de cozinhar, aqui no Norte do Espírito Santo essa laranja da para encher carretas! Muito farto. Vou tentar fazer, depois direi como ficou.
Adilson Oliveira - Vitoria-ES

camila rodrigues disse...

olá Margô, tudo bem? gostaria muito de saber se posso congelar as cascas da laranja para fazer o doce depois? fica bom? no caso eu queria congelar depois que tira o amargo dela. obrigada, camila

Margarete Brandão disse...

Olá, Camila. Eu não sei se ficará bom o congelamento das cascas, pois elas podem perder um pouco da consistência e do gosto. Caso você for congelar e der certo, depois comente aqui. Um abraço.

Vanessa Marchiotti disse...

ola ganhei 3 laranjas...nao sei se e laranja da terra,pois e do tamanho de um melao,vou tentar fazer o doce...sera que vai dar certo?

Margarete Brandão disse...

Sim, mas certifique-se que é laranja da terra mesmo: tem a polpa (parte branca) bem grossa e pouco suco.

Luciana Sousa Nunes disse...

Eu aqui em 06/2015...rsrs resolvi fazer esse doce pela primeira vez,espero que eu consiga! haaa queria sabe se a laranja BICUDA é a mesma que a laranja da TERRA? obg

Margarete Brandão disse...

Luciana, a única laranja 'bicuda' que conheço é a laranja Bahia. Não serve. A laranja da terra tem outros nomes em algumas regiões do Brasil: laranja-cavalo, laranja-azeda, laranja amarga, laranja da china, laranja de sevilha. A principal característica para você identificar a laranja da terra, é a casca grossa e meio enrugada, grosseirona. Um abraço

ARTESANATO E CRIATIVIDADES disse...

Ganhei umas laranjas de uma prima , parecem melões , ela disse que é da terra , também vou me aventurar a fazer este doce , minha vó fazia compotas , mas com as casacas das laranjas que fazemos suco , lembro que era uma delícia ...
Me diga uma coisa os gomos desta laranja não podem ser aproveitados também no doce ???

Margarete Brandão disse...

Não, somente a parte branca/pele

Anônimo disse...

Posso fazer num tacho de cobre ou melhor na panela grossa

Margarete Brandão disse...

No tacho de cobre fica mais saboroso, mas se não tiver pode ser numa panela grossa

Tarcísio Galdino disse...

É possível fazer doce de cidra madura? Grato

Margarete Brandão disse...

A receita é com cidra verde, mas se ela tiver amarelada, a gente coloca umas gotinhas de anilina culinária verde, pra parecer a cor natural da cidra.

Ro Hummel disse...

Acabei de fazer com laranja amarga, comi ainda quente, ficou verdinho, lindo. Servida Margarete Brandão? Um Abraço!

Margarete Brandão disse...

Hum, deu até água na boca...

PEDRO PAULO disse...

O sabor da laranja da terra, é horrível, nem para refresco presta

Margarete Brandão disse...

O sabor é horrível para se comer como fruta natural. Mas é para isso que é necessário fazer todo o processo da receita, para tirar o amargo da polpa. Fica um doce delicioso!

Marlene Figueredo disse...

Já fiz todo o processo de colocar as laranjas de molho. Vou tentar com essa calda, depois te conto. Bjs

Drica disse...

Acabei de descascar 4 laranjas que colhi no meu quintal.Ela esta plantada no vaso e dá poucos frutos, mas eu adoro. faço exatamente como vc ensinou e fica muito gostoso. Parabens pela receita. bj

Ronaldo disse...

Professora Margô, sua receita é muito bem detalhada, mas que dó que não encontro laranja azeda aqui em Florianópolis/SC.E tem gente com pé de laranja amarga no quintal...rsrs!

Margarete Brandão disse...

Ronaldo,obrigado pelo "professora"! Quem me dera... Espalhe a notícia na vizinhança e na família. Diga que vai fazer doce de laranja, mas precisa da matéria prima! Às vezes aparecer alguém que tem em casa ou que sabe quem tem! kkkk

Unknown disse...

Oi esse doce é feito somente com as casas da laranja???? O bagaço jogo fora?? Não serve???

Margarete Brandão disse...

Sim, somente com a polpa branca. A casca externa e o miolo são descartáveis, o sabor é muito ruim...

Marilene disse...

Acabei de fazer o doce conforme a receita, perfeita! Doce do tempo da minha vo! Obrigada!

Margarete Brandão disse...

Que bom!

Anônimo disse...

Margo do ceu kkkk meu namorado trouxe 100 laranjas..fiz passo a passo como vc ensinou....parabéns, sua receita foi sucesso total...muito obrigada..bjus

Margarete Brandão disse...

Obrigada!

Daniel Evangelista Coelho disse...

Fiz o doce e ainda ficou um pouco de amargo. Teria algum recurso pra aliviar o amargo?

Margarete Brandão disse...

Daniel, infelizmente não. Esse amargo só sai lá no início, quando a laranja fica de molho. Você tem que descascar as laranjas com muito jeito para não cortar junto a pele branca entre os gomos e a casca. Somente a parte mais externa sem a parte branca é que se faz o doce. Senão amarga muito. Complicado, né?

Rosimar Cardinot Campos Rodrigues disse...

Coloquei 8 laranjas de molho vamos ver se vou acertar, primeira vez que faço

Unknown disse...

Gostaria de saber de posso congelar as polpas.

Margarete Brandão disse...

Infelizmente não. Tem que ser com a fruta natural, sem congelar, porque muda a textura da polpa quando descongela.

Anônimo disse...

Olá, Margô!
Fizemos um mutirão na família e ralamos 37 dúzias (444 un.), em 2 dias. Amanhã a 1a leva de 3 vai pro tacho de cobre. Qual quantidade de cravo e canela em pau tu achas adequada, por dúzia? Abs. Maicol -Santa Maria/RS.

Margarete Brandão disse...

Bom dia, Maicol! Que animação dessa família! Você me deixou numa sinuca, nunca fiz essa quantidade... O que posso te dizer é para colocar 1 pacotinho de cada para essas laranjas, mas vá experimentando a calda e colocando o cravo e canela aos poucos. Como é um doce sem muitas medidas, o jeito vai ser você ir medindo "no olho". Um abraço e tomara que fique bom!

Anônimo disse...

estou no sétimo dia de molho. Experimentando troca por troca da água. A laranja da terra que consegui aqui é enorme, parece uma melancia e a sua "casca" tem quase um dedo de espessura... cada experimentada sentindo o amargor saíndo vai mais e mais enchendo de satisfação. Acredito que segunda será o grande dia... receita da minha mãe, muito igual a sua Margarete, ela só envolvia as pétalas todas numa toalha, par que todas ficassem submersas na água e antes de colocá-las na água nova lavava delicadamente uma a uma das laranjas... tem aqui uma proporção, para cada 2 pratos de laranja, um de açúcar, 2 gomos da canela em pau ou/e 6 cravos... se der certo e ficar com o sabor equilibrado te aviso... abraços

Vladimir Souza disse...

Estou com 20 laranja de molho só falta mais um dia. E finalmente encontrei a receita, que aparentemente e igual a que Vó fazia "Ah que delicia". Tenho certeza que vai ficar bom, e lembrar dos tempos de criança comendo os doce da vó.

Rosane W.G disse...

Eu congelei a casca depois de 4 dias para fazer aos poucos e deu certo.

Helaine Maria disse...

Aqui em casa tem uma laranja que tem a casca grossa, mas o seu suco nao tem gosto de nada, queria saber o nome, sei que nao é serra d'agua...

Apolonia disse...

Estou com 45, custei para casca- las,mesmo com a família ajudando...imagino 60...����

Unknown disse...

Lina Vicentina Santos da Costa
Acabei de fazer um doce de casca de laranja pera, meu marido comprou umas laranjas e a casca bem grossa e aproveitei para relembrar o tempo de criança quando minha mãe fazia esse doce em Minas Gerais, lá em Santo Antônio do Mercadinho! Ummmm ficou uma delícia, só ficou um pouco escuro algumas cascas só porque eu tampei a panela...

MADE IN CHINA disse...

adorrei areceita bem espricada como minha maé fazia euma delicia gosto muito eetou fazendo unma grande quantidade as laranjas saõ lindas gostaria de saber se poso congelar um poco e fazer o doce depois ou frver com pouco asucar colocar no frize e ao retirar terminar eapurar o doce

Margarete Brandão disse...

Infelizmente não. Tem que ser com a fruta natural, sem congelar, porque muda a textura da polpa quando descongela. Mas tem gente que congela...

Unknown disse...

depois passa no açúcar cristal?

Margarete Brandão disse...

Não, só com calda

Antonio Lisboa disse...

hummm! Já fiz várias vezes, apesar de que a laranja não é muito fácil de ser encontrada, mas encomendei um rapaz que vende frutas no centro da cidade e descansei 12 que estão de molho desde 5ª feira, trocando a água 4 x ao dia e provando a cada troca. Creio que na 2ª já farei o doce.
Só posso dizer é que é muito, muito bom.

Procurei a receita aqui na net para ver se tinha algo de diferente, mas como vc mesma disse, não tem quase medidas. Sabia que para cada 12 laranjas, 1kg de açúcar. É fazer e comer. Não tem segredo no cozimento, mas Margarete foi muito feliz na receita.

Valeu Margarete

Margarete Brandão disse...

Obrigada!

Margarete Brandão disse...

Obrigada!

Nilgusmao disse...

Já fiz esse doce mas sempre no olhômetro. Resolvi olhar banner uma receita pra tentar seguir e está foi a receita com a qual me identifiquei. Já está lá no fogo apurando e tenho mais algumas para ralar pq vou tentar congelar as cascas cozidas. Obrigada Margarete 😁🙏🏼

Katita disse...

Posso fazer a receita, inclusive no tacho de cobre no fogão a gás, pois só vejo na TV fazendo este doce no fogão á lenha.

Katita disse...

Posso fazer a receita, inclusive no tacho de cobre no fogão a gás, pois só vejo na TV fazendo este doce no fogão á lenha.

Unknown disse...

Obrigado Margô por postar a receita. Minha mãe sempre fazia e minha irmã me fez plantar um pé de laranja da terra no meu quintal, especificamente para fazer o doce. Vou começar pequeno. O pé de laranja sótem dois anos e eu só tenho três laranjas!!!

Daniel Evangelista Coelho disse...

Preciso saber o tamanho

Na Cozinha da Margô disse...

Maior que uma laranja comum, + ou - do tamanho da palma da mão

Anônimo disse...

Comprei as cascas na feira , coloquei de molho e passados 3 dias as cascas deram mofo :( . Pecisa ficar na geladeira ?

Unknown disse...

Ola Margô ,Estou fazendo o doce pela segunda vez ,agora seguindo sua receita .. Confeço que a primeira vez sofri com o preparo do doce pois nao tinha pratica mas agora que encontrei suas explicacoes ,ficou tudo mais facil!!Obrigada por ser tao clara em escrever a receita . UM BEIJO!!ahh e se ficar melhor desta vez publico .

Unknown disse...

Ola Margô ,Estou fazendo o doce pela segunda vez ,agora seguindo sua receita .. Confeço que a primeira vez sofri com o preparo do doce pois nao tinha pratica mas agora que encontrei suas explicacoes ,ficou tudo mais facil!!Obrigada por ser tao clara em escrever a receita . UM BEIJO!!ahh e se ficar melhor desta vez publico .

Unknown disse...

Ola Margô ,Estou fazendo o doce pela segunda vez ,agora seguindo sua receita .. Confeço que a primeira vez sofri com o preparo do doce pois nao tinha pratica mas agora que encontrei suas explicacoes ,ficou tudo mais facil!!Obrigada por ser tao clara em escrever a receita . UM BEIJO!!ahh e se ficar melhor desta vez publico .

Unknown disse...

Vou fazer pra ver se acerto.

GATASAMI disse...

Você trocou a agua duas vezes por dia? Pela minha experiência, não é bom tampar a tigela em que as laranjas ficam de molho. Faco há alguns anos mas sempre ficaram em temperatura ambiente.

leandro boaventura disse...

Já fiz com laranja pera sem raspas. Ficaram deliciosas. Depois de prontas, banhei em chocolate amargo.

Unknown disse...

Oi fiz um doce de laranja, não olhei bem uma receita que vi , ficou pior q doce de jiló kkk , mas tenho mais 3 laranjas grandes vou fazer direitinho agora é vai dar certo em nome de Jesus!

Unknown disse...

Parabens! muiti obrigado pelas informações. Exelente......

Unknown disse...

Muito boa a receita. Obrigado pelo compartilhamento. Estou usando as raspas para fazer desinfetante caseiro

MarleneLL disse...

A laranja sevilha é a mesma laranja da terra? O doce é feito igual?