segunda-feira, agosto 19, 2013

Paçoca de Carne Seca no Liquidificador

    Foto: Angela Melo/Cidade Verde

A paçoca de carne é excelente receita para qualquer ocasião e é muito consumida em diferentes partes do Brasil, já existe desde o período colonial. Era muito comum que eles misturasse a farinha com outros ingredientes, e assim pode-se incrementar com a carne que antes era seca no tempo.
Muito apreciada em todo estado, principalmente nas cidades do norte de Minas Gerais.

A paçoca feita à moda antiga é socada no pilão, instrumento feito de madeira que também serviu e ainda serve em algumas regiões para socar arroz, e outros cereais. Como é difícil encontrar pilões na cidade, é possível fazer o prato de maneira simples e prática, utilizando o liquidificador. Veja abaixo a receita:

Ingredientes:
1 kg e meio de carne de sol seca, temperada com sal e pimenta
300 grs. de farinha de mandioca
1 cebola grande picada ou 2 pequenas
3 colheres de manteiga
cebolinha à gosto

Modo de Fazer:
Corte a carne de sol em pequenos pedaços, tempere com sal e pimenta e reserve.
Em uma panela coloque a manteiga,  refogue a metade da cebola e deixe até dourar bem e em seguida acrescente a carne de sol. Deixe fritar até ficar bem tostadinha.


Retire da panela e ponha no liquidificador na potência máxima balance, se puder de uma balançada para que a carne se misture.


Na panela quente com a manteiga, refogue a outra metade da cebola picada. Deixe dourar novamente e em seguida ponha a carne desfiada e depois a farinha de mandioca. 


Misture bem, para que a carne e a farinha incorporem o gostinho dos temperos e dissolva os pedaços maiores. Se necessário, desmanche com as mãos mesmo. Enfeite o prato com rodelas de banana prata ou caturra (nanica) maduras, picadas na hora de servir.
Fonte adaptada DAQUI:

Nenhum comentário: