sábado, agosto 31, 2013

Souflé de Queijo

    
PARA UNTAR OS RAMEQUINS
Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga amolecida
2 colheres (sopa) de queijo meia-cura ralado fino

Modo de Preparo
1. Unte com manteiga 4 ramequins (forminhas de suflê) individuais. Coloque 1/2 colher (sopa) do queijo ralado em cada e vá girando para forrar as laterais.

PARA O SUFLÊ
Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino
5 claras de ovo
3 gemas de ovo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
noz-moscada ralada a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura alta). Separe as gemas das claras, reservando 2 gemas para outra preparação. (Que tal uma gemada para o café da manhã do dia seguinte?)

2. Rale o queijo Minas meia-cura (cerca de 180 gramas, no total).

3. Numa panelinha, aqueça em fogo médio 1 colher (sopa) de manteiga. Quando derreter, junte a farinha e cozinhe por 2 minutos, mexendo sem parar. Retire do fogo a panela e junte de uma só vez o leite. Para não empelotar, mexa vigorosamente com um batedor de arame. Volte a panela ao fogo e continue mexendo por mais 1 minuto.

4. Desligue o fogo e tempere o molho branco com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Junte as gemas e misture vigorosamente com o batedor. Transfira para uma tigela grande. A mistura fica bem líquida: é assim mesmo.

5. Leve um pouco de água para ferver, pois o suflê será assado em banho-maria. Ou seja, o ramequim vai para uma fôrma com água quente, e a fôrma, para o forno.

6. Na batedeira, bata as claras em neve, com uma pitada de sal. Atenção: se as claras ficarem muito firmes, elas não se misturarão bem com o creme, então, assim que ficarem brancas e firmarem um pouco, pare de bater.

7. Na tigela com o creme de gemas, misture, com o batedor de arame, apenas 1/3 das claras em neve. Em seguida, com uma espátula ou colher bem grande, junte o restante, misturando em movimentos circulares, de baixo para cima. Aos poucos, vá juntando o queijo ralado e continue misturando delicadamente. Assim que a mistura estiver homogênea, transfira para o ramequim preparado.

8. Coloque o ramequim na assadeira, leve ao forno preaquecido, e regue a assadeira com a água fervente, sem deixar respingar na massa de suflê. A água deve, no máximo, preencher a assadeira até a metade. Feche o forno, não abra mais, e deixe assar por 15 a 20 minutos, até dourar e firmar. Retire com muito cuidado para não se queimar com a água fervente. Sirva em seguida.

 Foto e Receita: Rita Lobo, do blog Panelinha

Nenhum comentário: