sábado, junho 23, 2012

Risoto de Camarão



1ª etapa:
500 g de camarões médios sem casca e sem vísceras
Suco de ½ limão
1 colherinha de café/cheia de sal

Tempere e deixe um pouco descansando numa vasilha. Pegue uma panela, coloque 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de cebola ralada e 2 dentes de alho picadinhos. Refogue e depois adicione os camarões. Deixe ferver e soltar a água por 3 minutos. Adicione 3 colheres de sopa de molho de tomates pronto (Pomarolla), mexa e deixe mais 3 minutos cozinhando tampado. Reserve.

2ª etapa:
Ferva 1 litro de água com 1 caldo de legumes (eu prefiro aquele potinho cremoso, da Knorr). Reserve, mantendo sempre quente.

3ª etapa:
Pegue uma frigideira grande, coloque um pouco mais de azeite, ½ cebola ralada e dois dentes de alho espremidos. Quando estiverem dourados acrescente 2 xícaras de arroz cru (que não pode ser lavado, tem que sair direto do pacote para a panela) e um punhadinho de ervas finas (desidratadas ou frescas). Mexa para incorporar os ingredientes e fritar bem o arroz. Acrescente o vinho, sempre mexendo bem, em fogo médio/baixo. Assim que ele evaporar, comece a colocar o caldo de legumes pouco a pouco, à medida que for secando, mexendo sem parar até que todo o caldo seja incorporado e o arroz fique “al dente” (isso leva uns 20 minutos, mais ou menos). Antes de colocar a última porção de caldo, junte o os camarões reservados com o caldo dele. Prove o grão, calcule a última porção do caldo e mexa até que todo o líquido se incorpore ao risoto. Apague o fogo, acrescente:

1 colher manteiga
2 fatias de mussarela rasgadinha
½ xícara de palmitos ou champignons fatiados 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Mexa bem e sirva imediatamente, decorando o prato com azeite e polvilhando cheiro verde.

Nenhum comentário: