quinta-feira, junho 28, 2012

Tempero Mineiro para Churrasco



Uma mistura de sabores faz toda a diferença no tempero do churrasco, dando um gostinho especial para as asinhas de frango, maminha, lombo, etc.

Ingredientes:
1 cebola grande ou 2 médias
½ xícara de cebolinha
1 colher de chá de orégano
6 folhinhas de manjericão
1 pitada de cominho
1 pitada de pimenta do reino
2 pimentas biquinho (aquela que não arde)
1 colheres (de sopa) de colorau
2 tabletes de caldo de carne
1 colher de chá de noz moscada em pó
 ½ xícara de salsa
1/2 pimentão verde

Modo de Fazer:

(Essa quantidade é para fazer e guardar no freezer o que não usar)
Bater todos os ingredientes no liquidificador e ir adicionando água aos poucos, se necessário para bater. Despeje numa vasilha de plástico e coloque 1 k. de sal*. Misture bem e guarde em vidros com tampa. esta receita rende bastante! Se preferir, faça só metade da receita.

*Minha Dica:
Prefiro substituir o sal de cozinha refinado por sal grosso batido no liquidificador. É meio chato ficar batendo e peneirando o sal grosso, mas tenho certeza que o resultado vai ser um sucesso. Dá um sabor maravilhoso e faz toda a diferença no churrasco. Pode ser guardado fora da geladeira por até 3 semanas, mas para tê-lo sempre fresquinho e como se tivesse acabado de fazer, eu congelo aqueles potes que ainda vou usar depois.

4 comentários:

Anônimo disse...

Usando esse tempero mineiro para churrasco, devo temperar a carne quanto tempo antes de ir para a churrasqueira?

Margô Brandão disse...

Se for carne em pedaços, uns 15 minutos. Se for peça de carne, umas 2 horas. Fure-a bem com uma faca e de vez em quando vá virando a peça para o tempero entranhar bem.

Anônimo disse...

Ok. Muito obrigada!
Vou experimentar.
Parabéns pela página, as receitas e dicas são ótimas!

tudoideal disse...

ola, fiz ele, coloquei menos de 1k de sal (grosso batido) mesmo assim ficou salgado isso que não deixei marinar nem 15 min,na próxima vou diminuir a quantidade de sal, mesmo assim deu para sentir o sabor att + :)