Google+ Followers

domingo, 8 de setembro de 2013

Como usar o Tacho de Cobre

Comprei um tacho de cobre ontem, na região de Ouro Preto. Muita gente veio me falar que é complicado fazer doce nele, que tem que saber usá-lo. A quem interessar, peguei um depoimento da Dona Lucinha, proprietária do melhor restaurante de comida mineira:


Quando for utilizar o tacho pela primeira vez depois de comprá-lo, você deverá ferver uma boa quantidade de água e lavá-lo com esta água, para retirar a resina que a maioria dos fabricantes passa para manter o utensílio brilhante no período de permanência nas lojas. (Fonte)

    Foto: Humberto Trajano

"Aqueça o tacho no fogão, desligue e junte o sal. Depois, corte o limão ao meio. Passe as metades do limão espremendo por todo o vasilhame, limpe todo o tacho até que ele tire todo o zinabre – nome popular do Azinhavre, uma camada tóxica esverdeada que se forma no metal resultante de oxidação. Depois, enxague o tacho sem sabão para tirar todo o azedo. Não pode por nem palha-de-aço, nem sabão em cima do azedo, senão o zinabre volta rápido. Tem que tirar todo o limão. Então, passe o sabão e com a palha de aço, areie bem, enxague e seque. Leve o tacho seco ao fogão e coloque os ingredientes do doce."  

       Fonte foto:

Ah, e tem também mais duas dicas: coloque um pires virado para baixo (no fundo do tacho) para que o leite não derrame e nunca deixe o doce esfriar na panela.

Esta rotina parece ser exagerada? Cansativa? Mas, pode ter certeza que será eficiente para manter a saúde e a beleza de seu tacho. Então, faça com que ela seja prazerosa, afinal de contas esta é uma peça que faz parte da história da culinária e você é parte dela.
Referência: tachodecobre.com.br e G1

3 comentários:

  1. Eu tenho um tacho perdido em casa,vou procurar,,,,,,

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe, Dona MARIA JOSÉ (85), merece um tacho deste quilate, com o devido guia de limpeza encontrado aqui.

    Um abraço.
    Darlan M Cunha (BH)

    ResponderExcluir
  3. Comprei um tacho de cobre e gostaria de fazer paella de frutos do mar nele. É possível?? Algum cuidado especial??

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: