terça-feira, setembro 10, 2013

A Delícia que é cozinhar em Panela de Ferro!



Todos nós já ouvimos histórias sobre panelas de ferro fundido da cozinha da vovó e que tem sido usadas regularmente desde os nossos antepassados.

Panelas e utensílios de ferro fundido podem parecer uma escolha à moda antiga na cozinha. Mas estas panelas confiáveis são uma necessidade na cozinha moderna. Elas conduzem o calor muito bem, podem ir ao fogão e ao forno sem nenhum problema e duram décadas. Mas o que eu acho a melhor e maior qualidade: o sabor da comida! Por exemplo, nota-se claramente uma diferença enorme em cozinhar uma carne em panela de alumínio e fazer a mesma carne em panela de ferro.

Muitos restaurantes optaram por manter algumas panelas de ferro fundido em suas cozinhas profissionais, pois os próprios chefs reconhecem a qualidade do utensílio e o valor do bom paladar...

    Foto: Bodega Altus Rose

Aqui em MG temos a melhor panela de ferro fundido, fabricada pela Panela Mineira. Vou comprando duas, depois mais três e  assim vou completando minha cozinha aos poucos até conseguir um conjunto completo!



Adicionam quantidades significativas de ferro para sua comida e em seu corpo. Além de comer mais alimentos ricos em ferro, cozinhar em uma panela de ferro é resgatar a qualidade da comida e manter uma tradição do preparo da comida, principalmente da comida mineira.

Um detalhe: elas irão durar por toda a vida. Imagine nunca ter de substituir sua panela? Elas ficarão na sua cozinha e provavelmente, para a dos seus filhos e até dos seus netos também.

Para evitar a ferrugem, as panelas e utensílios de ferro fundido devem ser guardadas apenas quando estiverem totalmente secos. Para isso, é preciso secar bem ao sol ou ao fogo por alguns instantes até que a umidade evapore. Depois, passe um pouco de óleo de cozinha com um papel, para não enferrujar. 

Deve-se evitar guardar a comida pronta nessas panelas, uma vez que o ferro da superfície em contato por várias horas com a água dos alimentos armazenados, iniciará naturalmente o processo de oxidação, o que poderá resultar em alterações na aparência de alguns alimentos, como por exemplo, escurecimento. Isto não significa perda de qualidade, mas pelo contrário, demonstra as propriedades do ferro.


Nenhum comentário: