quarta-feira, setembro 18, 2013

Filé de Buteco da Margô



Abri a geladeira várias vezes para ver o que tinha. Acabei improvisando esse tira gosto para o lanche da noite, para variar um pouco. Hoje me deu uma vontade de comer aquelas comidinhas que a gente só come em buteco ...  Sim, em BH não é boteco, nem botequim: é Buteco mesmo! E é onde preparam os mais deliciosos pratos, cheios de simplicidade e variedades de sabor. Isso é tão presente na vida dos mineiros, que o Festival Comida di Buteco é uma criação nossa e depois se espalhou para o resto do Brasil.
"Quando o Comida di Buteco começou em Belo Horizonte em 1999, foi como se colocássemos um holofote sobre toda a riqueza da culinária de raiz da nossa região e destes estabelecimentos que tem, em sua maioria, uma história familiar por trás."
                                                                                             Chef Eduardo Maya

Então, anota aí o que fui encontrando para poder fazer:

Ingredientes:
500 grs. de filé mignon, cortado em tirinhas
5 tiras de bacon picadas (daquelas fininhas que compramos em caixinha)
1 cebola cortada em tamanhos maiores
1 pimentão verde, cortado em tamanhos maiores
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta do reino
1/2 colher de sobremesa (rasa) de sal de erva (receita AQUI)
1 colher de chá de caldo de carne líquido
1 colher de sobremesa de manteiga
2 dentes de alho amassados


Modo de Fazer:
Primeiro, tempere o filé  com o sal de ervas, pimenta do reino e noz moscada. Depois, pique todos os ingredientes, vai facilitar muito na sequência que for usar.

Aqueça uma panela (eu usei a minha de ferro, que adoro!), coloque a manteiga e depois o bacon picado. Deixe fritar bem e quando já estiver começando a corar, coloque o alho picado. Escorra da panela e reserve.

Na mesma panela, coloque a carne já temperada e deixe apurar bem. Quando começar a corar, coloque o caldo de carne para acabar de refogar.

Volte com o bacon frito com alho para a panela e adicione a cebola e pimentão picados. Mexa um pouco e quando começar a agarrar no fundo da panela, pingue um pouquinho de água, para "soltar o gosto".  Deixe ferver  para apurar e desligue. Sirva com pãozinho de sal em fatias finas.

Nenhum comentário: