sábado, setembro 14, 2013

Camarões Gratinados com Catupiry

      Foto: Rosemere Sens

Ingredientes:
1 kg. de camarões médio sem casca e limpos
4 colheres de óleo
2 colheres de manteiga
1 cebola picadinha
6 tomates picadinhos sem semente
2 colheres de salsinha picada
500 grs. de requeijão Catupiry
Farinha de trigo o necessário
sal e pimenta do reino à gosto
1 xícara de mussarela ralada

Modo de Fazer:
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino. Passe-os pela farinha de trigo e elimine o excesso. Reserve-os. Numa panela de fundo largo, aqueça um pouco de óleo com 1 colher de sopa de manteiga. Nessa mistura, doure aos poucos os camarões empanados na farinha, escorra e coloque mais óleo e manteiga na panela a cada nova adição de camarões.

A farinha passada nos camarões antes de serem fritos se depositará no fundo da panela e fará com que o molho fique mais espesso depois de pronto. Quando todos os camarões estiverem fritos, retire-os da panela e refogue nela a cebola até que fique bem macia, raspando bem o fundo da panela com uma colher de pau. Acrescente os tomates picados e a salsinha. Coloque um pouco de água e deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo, para que o molho encorpe. Prove, acerte o sal e volte com os camarões fritos que estavam reservados. Ferva mais por 5 minutos.

Montagem:
Espalhe 1/3 do Catupiry no fundo de uma travessa que vá ao forno. Despeje sobre o requeijão o molho com os camarões e coloque por cima de tudo o restante do Catupiry, em pedacinhos espaçados. Salpique a mussarela ralada e leve ao forno quente até que ferva e fique dourado por cima. Servir com arroz branco

2 comentários:

Unknown disse...

Ola Margot , gostaria de saber , quantas pessoas serve sua receita de "camarão catupiry gratinado"?

Margô Brandão disse...

rendimento para 5 a 6 pessoas.