segunda-feira, julho 16, 2012

Ambrosia

       (Foto: docesregionais.com)

A Ambrosia é um dos doces mais antigos do Brasil, principalmente no interior de Minas Gerais, conhecido também como Doce dos Deuses. Há registro de uma receita, encontrada em um caderno datado de 1876. Tradicionalmente, uma sobremesa comum nos lares de nossos avós em dias festivos… tão simples e tão requintada. fazia parte até dos jantares de gala.
Ingredientes:
1 litro de leite
2 xícaras de açúcar
canela em pau à gosto
6 claras
6 gemas peneiradas
2 colheres de sopa de suco de limão.

Em uma panela grande e grossa junte o açúcar, o leite e a canela. Mexa até o açúcar dissolver e a calda engrossar. Coloque o leite, deixe ferver e reserve.

Enquanto isso, bata as claras em neve, acrescente as gemas uma a uma, e continue batendo até que fique bem leve. Despeje na panela do leite fervendo e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando a parte de baixo estiver cozida e firme, corte em cruz (quatro partes) e vire os pedaços com o auxílio de uma espátula, para que cozinhem por igual. Retire do fogo e coloque em compoteira. Enfeite com canela em pau e sirva o doce gelado.

Minha Dica:
Essa receita é antiga e original do caderno de receitas da minha mãe. Opcionalmente, pode ser feita uma adaptação que fica pronta mais rápida: substitua o açúcar por 1 lata de leite condensado e diminua a quantidade de leite para 700 ml. Fica ótimo também.

Um comentário:

Unknown disse...

Maravilhoso.vou tentar fazer kkk