quarta-feira, julho 18, 2012

Bolo da Nhanhá


A "Nhanhá" era uma prima distante da minha mãe, muito rica, escandalosa e bajuladora. Nunca entendi esse apelido esquisito, muito menos sei seu verdadeiro nome. Usava muito laquê num cabelo sempre impecável, um perfume forte e chacoalhava as pulseiras quando falava. A pessoa podia estar com a roupa mais surrada, o cabelo todo atrapalhado, que ela dizia que era MARAVILHOSA! E assim fazia com todo mundo. A família sempre comentava entre nós, quando alguém elogiava exageradamente uma pessoa, diziam:

- Deve ser parente da Nhanhá! kkkkkk

Tirando essas peculiaridades, era excelente cozinheira, fazia quitandas maravilhosas! Quando minha mãe nos levava para visitá-la à tarde, era uma festa: fazia aquela mesa enorme de bolos e doces, de tirar o chapéu! A gente quase explodia de tanto comer e tinha assunto para o mês inteiro...

Esse bolo ela deu a receita para minha mãe, que eu copiei do caderno dela. É muito gostoso e para mim tem sabor de infância:

Ingredientes:

4 ovos inteiros
1 laranja com casca e tudo, menos a semente
¾ de xícara de óleo
1 pitada de sal
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher de Pó Royal

Bater tudo no liquidificador aos poucos, um por um dos ingredientes. Untar uma forma redonda com furo e despejar a massa. Assar em forno quente. Quando estiver assado, retire do forno e despeje uma calda feita com 1 copo de açúcar refinado ou de confeiteiro e suco de 1 laranja. Enfeitar com raspas de casca de laranja.

Nenhum comentário: