Google+ Followers

terça-feira, 31 de julho de 2012

Lombo Recheado com Couve


Essa receita antiga é uma combinação que não tem como dar errado. Todos os ingredientes combinam entre si. É um pouco trabalhosa, mas vale a pena ter uma receita assim guardada, para fazer em um almoço festivo ou em data especial. Transcrevo a receita original, sem nenhuma alteração.

Para a Marinada
1 peça de lombo de porco (cerca de 1,5 kg)
1/4 xícara de azeite
1/2 xícara de cachaça
Suco de 2 limões
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 pimenta vermelha sem sementes picada
Pimenta-do-reino e sal a gosto
Ervas frescas picadas a gosto (sálvia, tomilho e alecrim)

Com auxílio de uma faca, abra em manta o lombo de porco. Num liquidificador, coloque o azeite, a cachaça, o suco dos limões, a cebola, os dentes de alho, a pimenta vermelha, a pimenta-do-reino, o sal e as ervas frescas. Bata bem. Passe essa mistura por todo o lombo e deixe por, no mínimo 2 horas, dentro de um saco plástico.

Para o Recheio
100 gramas de peito de frango
3 gomos de linguiça fresca (tipo calabresa)
100 gramas de bacon fatiado
2 colheres de cheiro-verde picado
2 folhas de couve 'manteiga' fatiadas bem fininha, sem o talo
Sal a gosto 

Num processador, coloque o peito de frango, a linguiça, o bacon e bata até obter uma pasta. Retire do processador e misture o cheiro-verde picado, a couve e o sal a gosto. Cubra um dos lados da manta de lombo de porco com as folhas de couve manteiga sem o talo e espalhe o recheio. Enrole o lombo como rocambole. Apare a couve que sobrou dos lados, com uma faca. Envolva em papel manteiga e amarre com barbante. Umedeça o papel-manteiga, borrifando água, antes de ir para o forno. Reserve.

Para Assar o Lombo
1 cenoura picada grosseiramente e com casca
1 cebola picada grosseiramente
Ramos de alecrim, tomilho, sálvia
3 dentes de alho ligeiramente amassados
1/2 xícara de cachaça
1/4 de xícara de molho inglês
1 tablete de caldo de bacon esfarelado
300 ml de água misturada com 1 colher de amido de milho
fatias de bacon para enfeitar

Numa assadeira, coloque a cenoura, a cebola, o alecrim, o tomilho, a sálvia, os dentes de alho e a cachaça. Coloque uma grade sobre a assadeira e por cima a peça de lombo, cubra com fatias de bacon. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 1h30m. Aumente a temperatura do forno para 220ºC e asse por mais 30 minutos para dourar. Retire o lombo do forno, tire o papel manteiga e o barbante. Transfira para uma panela o molho que se formou na forma e junte o molho inglês, o caldo de bacon, a água misturada e o amido de milho. Leve ao fogo até engrossar levemente. Coe e sirva com o lombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: