Google+ Followers

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Caldo de Mandioca

(Foto: receberemcasa.blogspot.com)

Ingredientes:
1 kg. de carne de boi (chã de dentro, músculo, costela, acém)
½ xícara de óleo
1 xícara de bacon cortado em cubos
2 cebolas grandes em cubos
4 dentes de alho amassados
1 colher, das de sobremesa, bem cheia de tempero caseiro
2 litros de água fervente
700 g de mandioca em cubos médios
Sal e pimenta moída na hora
Pimenta calabresa, cheiro verde a gosto.

Modo de fazer:
Coloque o óleo em uma panela de pressão e cubra o fundo da panela com a carne temperada e o bacon. Salpique as pimentas e ligue o fogo. Tampe a panela com uma tampa que não seja da panela de pressão (não é para cozinhar é apenas para dourar).

A carne vai soltar líquidos e, quando eles começarem a secar, vai se formar uma borra no fundo da panela. É muito importante não mexer a carne durante esse processo. Se mexer a carne, não vai ficar corada!

Assim que essa borra cor de coca cola se formar, mexa a carne e acrescente as cebolas e os alhos. Mexa bem para a borra se soltar e mudar a cor da cebola e da carne. Frite a cebola por 3 ou 4 minutos a acrescente a metade da água fervente.

Tampe a panela e espere pegar pressão. Cozinhe até a carne ficar macia (aproximadamente 30 minutos).
Assim que a carne estiver macia acrescente 1 litro de água fervente e a mandioca. Cozinhe, fora da pressão, até a mandioca ficar macia e o caldo grosso. Acerte o sal e as pimentas, desligue o fogo. Servir quente e coloque bastante cheiro verde.


Se você preferir o caldo de vaca atolada é só cozinhar a carne por mais tempo e colocar a mandioca quando a carne já estiver desfiando sozinha. Aí basta cozinhar até a mandioca derreter. Nesse caso é necessário usar mais água na hora do cozimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: