terça-feira, julho 24, 2012

Mineiro de Botas

     
Vi essa receita no caderno da minha mãe e imediatamente, me veio à lembrança o cheirinho vindo da cozinha da infância, enquanto esperávamos ansiosos à mesa. Sim, aquele monte de filhos, assentadinhos e impacientes. Porque o Mineiro de Botas é assim: é uma sobremesa que a gente faz para servir individualmente e na hora, logo após o almoço. Vem  servida quentinha, com o queijo puxando fio. Ai, que delícia!

Já li várias receitas em que é preparado e levado ao forno. Assim eu nunca comi. O que mamãe fazia era numa frigideira grande e depois de pronto, tampava um pouquinho para abafar o queijo...

A receita original é feita com queijo-de-minas derretido sobre bananas-da-terra em fatias fritas na manteiga, açúcar e canela. Mas também fica ótimo com doce de leite. Vai do gosto de cada um.

Ingredientes:
6 bananas caturra (nanica) maduras
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga para fritar
1 xícara de queijo Minas meia cura, ralado no lado fino
Açúcar para polvilhar 
canela a gosto
gotinhas de limão


Modo de Preparo:
Corte as bananas em lascas, de comprido. Numa frigideira, coloque uma quantidade as bananas cortadas que caiba na panela, o açúcar, a canela, a manteiga e o suco de limão. Frite de cada lado até começar dourar,  deixe a banana cozinhar um pouco para soltar o caldo.


Desligue o fogo, espalhe o queijo ralado por cima. Tampar até que as raspinhas de queijo derreta. Servir em seguida. Começar novamente o modo de fazer com o resto das bananas porque afinal, tem mais gente esperando para comer ou para repetir...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha tem tanta receita estranha de mineiro de botas que gostei de ver essa que é autentica e tradicional. Parabens!