Google+ Followers

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pãozinho Nó de Gabiroba


Para o Pão
2 tabletes de fermento para pão (ou 2 colheres de sopa/cheias de fermento granulado para pão)
1 copo  de leite morno (requeijão)
1 copo  de óleo
5 ovos
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de açúcar
1 kg de farinha de trigo, aproximadamente.

Modo de Fazer:
Em uma panela, coloque o leite e o açúcar. Ferva por, aproximadamente uns minutos. Guarde essa calda fria para passar sobre os pãezinhos.

Em um pote alto de plástico (eu uso aquela de aquecer água no microondas), coloque o leite morno, o fermento, metade da quantidade de açúcar pedida na receita e ½ xícara de farinha de trigo. Misture bem e deixe crescer até o fermento subir bem.

Despeje numa bacia, acrescente o óleo, o sal e os ovos. Misture bem. Vá acrescentando farinha aos poucos, até soltar das mãos e ficar com a consistência boa para manusear.
Sove a massa com as mãos até que fique lisa. Deixe-a descansar por 20 minutos. Após descansar, enrole cordões com pedaços da massa (como um nhoque). Passe uma ponta por dentro da outra, formando um nó. Coloque em uma assadeira retangular, untada e polvilhada. Deixe dobrar de volume. Pincele com 1 gema os pãezinhos. Leve ao forno pré-aquecido temperatura média/alta, por uns 20 minutos. Quando estiverem assados, retire-os da assadeira e ainda quente, panhe-os com a calda e salpique coco ralado. Dá 20 unidades aproximadamente.


Para a Calda
1 xícara  de leite
1 xícara de açúcar
100 g de coco ralado
Após os pãezinhos assados, banhe-os pela calda de leite e depois pelo coco ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: