Google+ Followers

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Rosca de Trança Caseira


Esta é uma rosca tradicional da culinária mineira, fácil de fazer e muito gostosa:

Ingredientes:
2 tabletes de fermento para pão (ou 1 1/2 colher de sopa de fermento granulado seco)
8 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de óleo
1 copo de leite morno (200 ml.)
1 colher de sopa de leite em pó integral (opcional, fica mais gostosa)
2 ovos
1 pitada de sal
± 600 grs.  de farinha de trigo ou o quanto baste. (Dica: eu gosto sempre de colocar junto com a farinha,  1/2 sachê de ão certo, da Fleishman. É um melhorador de farinha, a massa fica mais leve)
Rendimento: 1 rosca grande

Bater os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo.  Despejar numa vasilha com um pouco de farinha de trigo no fundo e ir acrescentando mais aos poucos até a massa soltar das mãos. Sovar bem até aparecer bolhas na massa (faça o teste cortando a bola massa ao meio.)
Deixe descansar por uns 30 minutos, coberta com um pano de prato.


Depois desse tempo, dividir em 2 partes e cada parte, em 3 rolinhos para fazer as tranças.


Colocá-las em tabuleiro untado, dourar com gema e deixar crescer abafada por 40 minutos, dentro do forno desligado e com a luz acesa. Se o dia estiver  ensolarado e fazendo calor, a rosca vai crescer sem precisar abafá-la no forno. Depois desse tempo, ligar o forno e assar em forno quente.


Quando estiverem assadas, retirar do forno e se quiser,  pode polvilhar açúcar cristal ou coco ralado por cima.


18 comentários:

  1. Facil,pratica e deliciosa...parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiz e ficou uma delícia!! Quero fazer novamente com o melhorador de farinha para a massa ficar mais leve

    ResponderExcluir
  3. Oi Margô, queria saber se toda rosca tem que ser sovada, se sim, como se sova, isto é, qual o passo a passo pra sová-la? Primeiro ela tem que desgrudar das mãos e da vasilha e depois ser sovada ou vai colocando a farinha e sovando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, o processo de fazer a massa da rosca é esse mesmo: vá colocando farinha, misturando até soltar a massa das mãos. Quando isso acontecer, sove até que, quando você cortar a massa ao meio, aparecerão muitas bolhas de ar. Esse é o ponto de sovar, quer dizer que o fermento já começou a agir. Só depois disso é que você começa a moldar a rosca e deixar crescer.

      Excluir
    2. Então quando a massa desgrudar das mãos, coloque-a sobre a pedra mármore e sova: dobre a massa ao meio e a estica e de vez em quando, a atire sobre a superfície, é isto Margô?
      A quantidade do "Pão certo" é de 1 sachê para um quilo de farinha?

      Excluir
    3. Sim, 1 pacotinho para 1 quilo de farinha de trigo. Achei um vídeo que vai te mostrar o jeito de sovar: acesse https://www.youtube.com/watch?v=pFVettTqg4U

      Excluir
    4. Muito obrigada! Valeu pelas informações e pelo vídeo!!!

      Excluir
  4. Margô, o Pão Certo é adicionado diretamente na massa da rosca ? Eu nunca usei, não sei como fazer!

    ResponderExcluir
  5. Margô,a minha mãe fazia roscas e elas, ao partir, chegavam a desfiar, e as que eu faço não desfiam, vc sabe o que fazer pra que elas desfiem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, esse aspecto de "desfiar" tem algumas possibilidades: massa bem sovada, tempo certo de crescimento e frescor da massa. Assim que a rosca for recém assada, ela desfia porque está muito fresquinha. Depois de algumas horas, isso não vai acontecer mais.

      Excluir
  6. Boa noite Margô, as minhas roscas têm ficado um pouco "embatumadas", quando coloco a massa na pedra mármore, e começo a sová-la, ela gruda no mármore e nas minhas mãos, então coloco mais farinha para que a massa se solte e não grude, será por isto?Sovo muito, até dar as bolhas na massa, porém quando coloco a bolinha no copo de água, ela também tem demorado muito( em torno de 2 horas) pra subir, o que será que está acontecendo?Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários fatores: se a farinha é colocada em grande quantidade de uma vez embatuma a massa. Ingredientes gelados, forno frio. Sovar demais também não é bom, tem que ir sovando, corte a massa com a faca e vá controlando a quantidade de bolhas na massa. Quanto mais bolhas, mais crescem... Já errei bastante até que aprendi a fazer pão. Faça com carinho, sem pressa.

      Excluir
    2. Achei um vídeo que vai te mostrar o jeito de sovar: acesse https://www.youtube.com/watch?v=pFVettTqg4U

      Excluir
  7. Valeu pelas dicas e pelo vídeo!

    ResponderExcluir
  8. Pode fazer em uma máquina de pão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa rosca é toda trabalhada manualmente. Mas se você quiser testar na máquina, depois comente aqui se deu certo.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: