Google+ Followers

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sugestão de Saladas


Nada pior do que ficar sem ideias criativas e acabar comendo aquela mesma saladinha de alface e tomates todo dia. Com essas 24 opções de saladas diversas a seguir, esse problema acabou:

Salada Oltorf:  maçã verde, abacaxi, presunto, palmito, passas, molho de maionese com creme de leite,  croutons temperados, folhas verdes a gosto para enfeitar.

Salada Imperial: grão de bico, repolho roxo, uva passas, cenoura, presunto, trigo, hortelã, servir com um molho de katchup, azeite e iogurte natural

Salada de Kaní com pérolas: repolho fatiado, kaní, bolinhas de melão, tomate cereja e molho de maionese com mostarda

Salada Oásis:  alface americana, melão, maçã, damasco, pepino em conserva, nozes, camarão, batata palha,  molho feito com creme de leite, maionese, mostarda e catchup

Alho poró recheado: 4 colheres(sopa) de ricota, 8 azeitonas pretas picadas, 1
pitada de pimenta do reino, 8 talos desfolhados de alho poro, sal à gosto.  Lavar os talos desfolhados e enxugar bem.  Misturar bem as azeitonas com a ricota, temperar com sal, pimenta e rechear os talos, cortar rodelinhas e servir frio.

Salada Chef Andrew:  alface americana, pêras fatiadas com limão, lombo
defumado, nozes, molho com maionese, creme de leite, catchup e 1 colher de vodka.

Salada Italiana: batatas cozidas (redondas ou em cubos), cebola ralada como batata palha, salaminho, ½ xícara de champions picados,  presunto, maionese azeitonas e salsa.

Salada verde:  rúcula, alface roxa, palmito, crespa e americana, agrião, nozes, 
Parmesão em lascas e ½ xícara de croutons temperados

Salada  de Folhas com presunto: alface americana e crespa, espinafre, presunto, azeite, vinagre e mostarda

Salada Mediterrânea: alface americana picadinha, picles, tomate seco, provolone, ervilhas, champions, azeitonas pretas, alcaparras, azeite e salsa.

Salada Bella: repolho roxo, peito de peru, ½ xícara (chá) de croutons temperados,  abacaxi, pimentão vermelho e verde, cebola, molho de creme de leite e maionese, cebolinhas.

Salada de Frango: peito de frango, pimentão vermelho e verde, cebola, cenoura ralada, ½ xícara de champions picados , cebolinhas, servir com molho rosê.

Salada  de Atum com pimentão:  alface crespa, atum, palmito, pimentão verde e vermelho, alho poro, cebola, maionese e creme de leite.

Salada de Camarão: camarão médio cozido, salsão, azeite, pimenta vermelha, suco de limão, creme de leite ( adicione mamão papaia ou abacate - opcional)

Salada  à moda siciliana:  batata cozida, vagem cozida, cenoura cozida, brócolis cozido, calabresa, palmito, cebola, alho, provolone, azeite, pimenta calabresa.

Salada de Morangos:  Alface rasgada, salsão, morangos, alcachofra, laranja, azeite, vinagre balsâmico, mostarda, salsinha, manjericão, hortelã

Salada de Feijão Branco: 1 xícara de feijão branco cozido, ½ xícara de azeitonas pretas sem caroço, 1 colher chá de açúcar, sal à gosto, 6 colheres(sopa) de azeite,1/2 xícara de tomate seco,  ½  pimentão vermelho e ½ verde  cortado em tiras, pimenta-do-reino e folhas de alface. Preparo: Numa vasilha, colocar o feijão branco cozido já frio. Acrescentar os pimentões e as azeitonas pretas. Mexer cuidadosamente. Misturar os demais ingredientes, misturando bem com um garfo. Juntar à salada e misturar. Colocar numa saladeira forrada com folhas de alface.

Salada de Berinjela: 100 gramas de azeitonas verdes, sal e pimenta do reino á gosto, 2 berinjela bem grande, 1 maço de salsinha, vinagre, 2 cabeças de alho, ½ copo de azeite, orégano à gosto. Preparo:  Cortar as berinjela em rodelas não muito finas e sem casca, deixar de molho por alguns instantes na água com sal até soltar uma água escura. Jogar a água fora e colocar as berinjela para ferver com 1 copo de vinagre e 2 copos de água, o suficiente para cobrir as berinjela, após levantar fervura desligar e coar. Espremer bem as berinjela com a mão e colocar em uma travessa intercalando uma camada de berinjela, alho bem picadinho, mas não amassado, salsinha picada, azeite , azeitonas verdes picadas, orégano, sal e pimenta do reino (opcional), começar tudo novamente uma camada de berinjela e assim por diante, regar tudo com bastante azeite sempre. Deixar curtir por algumas horas na geladeira, cada dia que passa o sabor fica melhor. Acompanha pães e torradas.

Salada Francesa: ½ xícara de uvas passas, ½ xícara de nozes raladas, 3 cenouras raladas, 4 rabanetes, 1 pepino, 1 limão, sal. Preparo: Temperar a cenoura com sal e limão e reservar. Escorrer a cenoura juntar as uvas passas. Colocar em uma travessa e decorar ao redor com fatias finas de pepino e rabanete. Por cima da cenoura colocar as nozes. Servir com molho de sua preferência.

Salada Tropical: 1 peito de frango cozido e cortado em cubos, 8 colheres(café) de maionese, 2 colheres(sopa) de uva passas, 1 xícara(café) de mostarda, 2 colheres(café) de ketchup, ½ xícara (chá) de iogurte natural, ¼ xícara de cebolinha picada, ¼ xícara cenoura picada, 60 gramas de queijo de minas em cubos, 1 abacaxi pequeno cortado ao meio, 1 pitada de pimenta-do-reino, folhas de alface.
Cortar o abacaxi em cubinhos. Misturar o abacaxi com o peito de frango, o queijo de minas, a cenoura, a cebolinha e as uvas passas. Forrar uma travessa com as folhas de alface e colocar na salada. Molho: Misturar a mostarda, ketchup, o iogurte natural, a pitada de pimenta-do-reino e a maionese. Colocar sobre a salada e misturar.

Salada de peito de peru com melão: 500 gramas peito de peru, 100 gramas presunto fatiado e cortado em tirinhas, ½  xícara vinagre balsâmico, ½ vidro pequeno (125 gramas) maionese, 1 melão médio, 1 cebola picada, 1 lata milho, salsinha picada, sal e temperos a gosto. Preparo:  cozinhar o peito de peru em potência alta por 10 minutos, aproximadamente, num refratário tampado. Deixar esfriar e cortar em tirinhas. Cortar o melão ao meio, retirar as sementes e cortar a polpa em cubinhos. Misturar todos os ingredientes, juntando por último o melão. Colocar a salada na casca do melão e servir com pão italiano.

Salada Festiva: 1 xícara(chá) de mostarda, 1 xícara de presunto cozido picado, 1 xícara de queijo prato picado, 1 pé de alface pequeno, 3 tomates maduros, azeitonas pretas, 1 pepino, suco de ½ limão, azeite e sal à gosto. Preparo: Lavar bem as folhas de alface e deixar escorrendo, picar os tomates em quatro partes e o pepino em fatias, no sentido do comprimento. Misturar bem o presunto, o queijo e as azeitonas sem caroço. Arrumar tudo em travessa e temperar com o sal, óleo, limão e mostarda.

Salada de couve-flor:   1 couve-flor pequena, 2 colheres(sopa) de vinagre de vinho branco, 4 colheres(sopa) de azeite de oliva, 2 colheres(sopa) de alecrim
4 dentes de alho cortado em lâminas, sal e pimenta-do-reino branca. Preparo:
Lavar a couve-flor, separar as flores e os talos mais macios e colocar numa panela. Juntar 1 litro de água, o sal e levar ao fogo até a couve-flor ficar al dente. Retirar do fogo, escorrer a água e dispor a couve-flor em uma saladeira. Colocar em uma panela o azeite de oliva, o alho, o vinagre, o alecrim, o sal e a pimenta-do-reino. Misturar bem e levar ao fogo, sem parar de mexer, até o alho fritar. Retirar do fogo, regar a couve-flor e levar à geladeira por 2 horas, ou até gelar.

Salada portuguesa : 5 batatas cozidas em cubos, 600 gr. de bacalhau cozido e desfiado, 1 xícara de cebola picada, 1 xícara de salsa picada, 1 xícara de azeitonas,
1 xícara de azeite, ½ xícara de vinagre, ½ quilo de grão-de-bico, 2 dentes de alho picados, sal e pimenta. Preparo:  Misturar todos os ingredientes e temperar com azeite e vinagre, sal e pimenta. Deixar algumas horas para pegar gosto e servir fria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: