Google+ Followers

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Bacalhoada Mineira da Minha Mãe



Essa bacalhoada era feita, principalmente, na Sexta feira da Paixão e no Natal. Para quem tem uma família numerosa, com muitos filhos e sobrinhos não dava para fazer sempre, porque teria que ser preparada  para muita gente, fora aqueles penetras que chegavam de última hora. Mas nessas duas datas, era garantido! Estava ela lá, naquela mesa farta, destacando-se soberana e deliciosa:

Ingredientes:       

1 ½ k. de bacalhau
8 batatas cozidas e em rodelas
4 tomates 
2 dentes de alho amassados
O quanto baste de pimentão verde, vermelho e amarelo
3 a 4 ovos cozidos, em rodelas
1 xícara de azeitonas pretas sem caroço
1/2 xícara de azeitonas verdes sem caroço
2 cebolas picadas em rodelas ou lascas
cheiro verde
Azeite

Colocar de molho o bacalhau de véspera, trocando 3 vezes a água. No dia seguinte, escorrer o bacalhau e enxaguar para tirar o sal. Colocar em uma panela, ferventar até cozinhar e a pele ficar solta. Tirar o bacalhau cozido com escumadeira e reservar a água. Desfiar a metade e deixar a outra metade em lascas maiores, que ficarão por cima na travessa. Retirar os espinhos e a pele.
Descasque 6 batatas e pique em pedaços maiores. Coloque para cozinhar na mesma água que cozinhou o bacalhau e acrescente também 2 ovos inteiros.


À parte, picar os tomates, o pimentão, a azeitona, cebola e cheiro verde. Colocar numa panela 1 xícara de azeite e refogue o alho, a cebola e depois os ingredientes picados. Deixe ferver um pouco. Reserve.


Forrar um travessa de vidro com as batatas em rodelas, colocar o molho de bacalhau, outra camada de batatas e outra de bacalhau.  Coloque por cima aquelas lascas de bacalhau que estavam reservadas, as rodelas de ovos cozidos e regue com muito azeite.


Pode ser preparada também sem a cobertura, para quem preferir. Nesse caso, salpique queijo parmesão ralado na hora.


Para a cobertura, faça uma capa com 3 ovos batidos como para pão de ló, misturado com 2 colheres de parmesão e 2 colheres de farinha de rosca. Cobrir o bacalhau com os ovos em neve e assar até corar.

A melhor de todas as dicas: 

Faça uns bolinhos de bacalhau com as sobras... Como? Facílimo:
  • separe o bacalhau  que sobrou na travessa e desfie bem pequenininho.
  • separe as batatas cozidas que sobraram também e passe no espremedor de batatas
  • Tente usar o bacalhau e as batatas sem o caldo de molho da bacalhoada, é preciso que estejam mais secos para a massa do bolinho não ficar muito mole.
  • junte os dois em uma vasilha e acrescente 1 ovo inteiro e misture bem. Depois, 1 colher de sopa de maizena, mais ou menos 2 a 4 colheres de farinha de trigo, cheiro verde e 1/2 colherinha de pó Royal.
  • misture tudo, prove o sal e se necessário, complemente com mais. Faça bolinhas, passe no ovo batido, depois na farinha de rosca e frite. Fica uma delicia!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: