segunda-feira, setembro 24, 2012

Feijoinha (Feijoada Magra)

     (Foto: fotopedia)

Feijoinha é uma receita original da família Emediato, daqui de Belo Horizonte. Aprendi com minha sogra e com o Gê, que popularizaram a receita. É uma versão mais leve da tradicional feijoada completa. Notem bem: não confundam com feijoada light! É mais leve, porque não tem pé de porco, bacon, orelha, costela e rabinho. É feita a partir de carnes selecionadas, que são cozidas lentamente com feijão preto e servida com acompanhamentos. Se você tiver panela de barro ou de ferro em casa, prefira fazer nessas que acrescentam um sabor a mais!

Ingredientes para 4 pessoas:
200 gr de lombo de porco fresco
150 gr de lombo de porco salgado
150 gr de carne seca
150 gr linguiça calabresa
500 grs.. de feijão preto
150 grs. de paio
2 folhas de louro
50 ml. de cachaça
quanto baste de cheiro-verde
1 cebola
3 dentes de alho picados
Óleo de soja para refogar

Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho na água de véspera. 
Em separado, cortar as carnes em pedaços uniformes. As que forem salgadas (lombo salgado, carne seca e paio), deixar de molho em água, também de véspera, trocando várias vezes a água durante este período. No dia que for servir, ferva as carnes salgadas e jogue a água fora. Ferva novamente. Se a água ainda estiver engordurada, basta colocá-la, já fria, no freezer ou geladeira. A gordura se solidificará na superfície, podendo ser facilmente removida com uma colher. Esta água será aproveitada para o cozimento da feijoada. Tempere com um pouco de sal o lombo fresco e reserve.

Quando for cozinhar o feijão, coloque também um refogado feito em frigideira antiaderente, com o óleo, com a cebola, o alho, o louro, e as carnes em pedaços já dessalgadas, o lombo fresco temperado e em pedaços, a linguiça calabresa em pedaços, cozinhando lentamente ou até amaciar e reter o sabor. Deixe o caldo encorpar um pouco pois, feijoada rala é muito ruim! Para terminar, coloque a cachaça, o cheiro verde e acerte o sal. 


Os acompanhamentos são: arroz branco, farofa , couve refogada bem fininha , laranjas fatiadas e bananas fritas. E não esquecer da caipirinha, preparada com cachaça mineira! Bom apetite!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei a receita vou fazer mais com feijão mulatinho pois não gosto de feijão preto, pode ser?

Margô Brandão disse...

Pode sim, só a cor da feijoinha que vai ser mais clara