Google+ Followers

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Beijinho Doce


Lembro-me desse docinho, vendidos em caixinhas com 12 unidades e era industrializado. Eram facilmente encontrados em supermercados e mercearias. Mas era feito em casa também, para festas e lanches. Na cantina da minha escola vendia, desse em forma de noz e era muito gostoso. A receita pede o xarope de glucose. Ele é facilmente encontrado em lojas de artigos para festas, custa barato e faz toda a diferença na liga do doce. 

                                       
     Foto: Izis Borch

Ingredientes:
500 ml de leite
500 g de açúcar
900 g de xarope de glucose
50 g de coco ralado
15 g de gordura vegetal hidrogenada
1 pitada de sal
1 pitada de bicarbonato de sódio

Leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até dar ponto de bala. Desligue o fogo e continue a mexer até que dê para enrolar. O doce pode ter vários formatos, sendo o mais antigo em forma de castanha. O ponto de bala pode ser obtido da seguinte forma: logo que a mistura estiver pronta, coloque uma pequena quantidade num copo com água gelada. Quando der para enrolar sem que a massa grude nas mãos, chegou-se ao ponto. Se quiser, passar no coco ralado e enfeitar com um cravo.

Obs.: Em Minas Gerais, ainda existem várias fábricas de doces artesanais. Esses beijinhos podem ser encontrados em qualquer cidade do interior ou em Belo Horizonte, no Mercado Central.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: