Google+ Followers

domingo, 30 de setembro de 2012

Dicas e Truques para Churrasco

 


Dicas e segredos para você acertar na preparação do churrasco. Depois, é só convidar os amigos e mandar brasa na churrasqueira! Carne suculenta, cerveja gelada, família, amigos e aquele bate-papo animado. Existe programa melhor? Para você fazer um bom churrasco, a comida não pode acabar antes da hora. E bebida quente? Ninguém merece!

O churrasco é o nosso grande prato nacional. Além de ser fácil de aprender e todo mundo gostar é também uma atividade gostosa para ser feita acompanhado, numa festa, por exemplo. Em geral, as chamadas "carnes brancas" – Aves, são usadas como entrada por serem mais leves. Outra entrada consagrada é a Costelinha de Porco, preparada apenas com sal grosso. Lingüiça fresca também é uma boa opção.
São as carnes de boi que se confundem com a palavra churrasco, como a Picanha, a Maminha, a Fraldinha, a Alcatra, o Contra-filé e a Bisteca com Osso. (Wessel)

     (Foto: blog do Churrasco)

Na hora das compras, bate aquela insegurança sobre os tipos de carne, a quantidade certa, se vai ficar macia... O primeiro passo é definir a quantidade de convidados e o perfil deles.

Além disso, você precisa saber se a maioria é de homens, mulheres ou crianças. Os homens consomem bastante carne e pouca salada. Eles preferem beber e beliscar.

1 - Confira então como calcular a quantidade certa de carne:
 Para adultos: Alguns comem pouco, enquanto outros podem consumir até 1 kg de carne. Para não errar, você deve calcular uma média de 500 g por adulto. Desse total, 150 g podem ser de linguiça, 50 g de frango e o restante de carne: picanha, maminha, alcatra ou outras de sua preferência.  Para crianças: Até 7 anos, elas costumam comer uma média de 150 g. Entre 7 e 10 anos, consomem 250 g. A partir dos 10 anos de idade, conte como se fosse um adulto.

2 - Organize uma mesa para os acompanhamentos com os pratos, talheres e copos. Assim, cada convidado se serve quando quiser. Mas, lembre-se, tudo deve ser simples, porque a estrela da refeição é a carne. Como acompanhamento, o ideal é servir nada muito sofisticado. O tradicional arroz branco e o vinagrete não podem faltar. A farofa também é outro prato que faz parte de um bom churrasco. Ela pode ser preparada com farinha de mandioca e o fundamental é incrementá-la com manteiga, bacon, cebola, cheiro verde e ovos ligeiramente mexidos. Tutu de feijão também combina bem com carne assada. Confira:

Farofa 
Salada: de folhas verdes e tomates, com maionese de batatas
Arroz branco não pode faltar, principalmente para as crianças.
Vinagrete
Espetinho de bolinhas de mussarela

3 - Segredos para assar a carne no churrasco:  O fogo da churrasqueira deve ser aceso uns 30 minutos antes da festa. Coloque a carne somente quando o carvão estiver em ponto de brasa.  A peça deve ter cerca de 1 kg e ir inteira à churrasqueira. Primeiro arrume a carne com a gordura para cima. Vire após uns 30 minutos.

4 - Como amaciar carne dura no churrasco: Se a carne está bem dura, corte rodelas de abacaxi e coloque em cima da peça, antes de assar, por uns 10 a 15 minutos.

5 - Como cortar e temperar a carne de churrasco: Corte a carne no sentido contrário ao das fibras do músculo. Fica mais macia. Para temperar, despeje sal grosso em cima da carne minutos antes de ir ao fogo. Tire o excesso e mande brasa! Para temperar asinhas de frango, coração de galinha, lombo, sugiro que tempere um pouco antes, usando o   Tempero Mineiro para Churrasco .

9 comentários:

  1. eu gosto de churrasco mas nao sei fazer,
    por isso fiz essa pesquisa na internete para aprender. obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post aproveite e faça uma visitinha ao Churrasco e Cozinha.

    www.churrascoecozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar fazer... Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. 4 - Como amaciar carne dura no churrasco: Se a carne está dura, corte rodelas de abacaxi e coloque em cima da peça, antes de assar, por uns 20 ou 30 minutos.

    O Abacaxi vai em cima da peça se estiver dura, mas escrever antes de assar, como vou saber se vai ficar macia ou dura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você pressionar o dedo sobre a carne crua, perceberá se ela está macia ou com as fibras resistente. Pode-se colocar rodelas de abacaxi ou então deixar por 15 minutos a carne só no caldo do abacaxi. Mas não exagere no tempo, porque a carne pode ficar com uma textura artificial ruim, desmanchando muito fácil.

      Excluir
  5. Nosso pitáculo: Data Venia, conceda-nos a dica: nunca assar churrasco com carvão, melhor lenha in natura, chama média, e sobre a carne de churrasco sal fino... ( coisas de uruguayo), fomos naquele país e experimentamos ...o sabor é INENARRÁVEL..., até a próxima

    ResponderExcluir
  6. nunca fiz churrasco.bom saber posso precisar.

    ResponderExcluir
  7. O churrasco que faço leva sal grosso branco e o temperado. Faço um molho com limão, mostarda e molho inglês para ser usado quando sirvo os pedaços das carnes que é simplesmente sensacional...é tudo de bom fazer um churrasco em família...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: