quarta-feira, setembro 19, 2012

Doce de Jaracatiá

      


Coloco aqui no blog essa receita, mais a título de curiosidade, pois nunca fiz esse doce e nem conhecia. O Jaracatiá é da mesma família do mamão.  Encontrado na Mata Atlântica, desde Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Também conhecido como: mamota, Mamão-da-Terra, Chamburu, Mamão-bravo e Mamãozinho.

Os frutos bem maduros são comestíveis ao natural. Os frutos verdes e o tronco podem ser usados no preparo de doces. A extração total ou parcial do tronco do jaracatiá para o preparo de doces contribuiu para o quase desaparecimento dessa espécie no interior do Brasil. Por isso atualmente poucas pessoas conhecem a árvore e seus frutos.

Para quem se interessar em conhecer melhor, encontrei em um blog toda a explicação de cultivo, colheira, etc. Clique para ver: come-se.blogspot.com.br

Ingredientes:
1kg de polpa de jaracatiá
1kg de açúcar
Cravo da Índia
Corte um pedaço de jaracatiá, tire a casca e rale a polpa (ou corte em 4 partes). 


Modo de Fazer:
Depois, coloque a polpa de molho em uma vasilha com água, que deve ser trocada várias vezes para que o doce fique com um sabor mais suave.

A massa (a polpa ralada ou inteira) vai para uma panela ou tacho. A proporção de açúcar é de um quilo para cada quilo de massa de doce. Acrescente cravo da índia a gosto. Leve ao fogo e mexa. O ponto é quando a calda fica translúcida.

Fonte: Casa das Receitas 

2 comentários:

Vadir Campanerut disse...

Já fiz compota com os frutos e agora vou fazer o doce com o tronco ralado. Com certeza vou me recordar do meu tempo de infância quando o jaracatiá era abundante em minha região!!!

Unknown disse...

Esse doce é muito bom vou fazer obrigada vale muito