terça-feira, setembro 11, 2012

Croquete de Carne

          (Foto: Giulia Brito)

INGREDIENTES:
1/2 k. de carne de boi (chã ou patinho)
1/2 tablete de caldo de carne
2 rodelas de pimentão verde picados
cebola picada a gosto
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de salsa e cebolinha verde picada
1/2 xícara de azeitonas inteiras e sem caroço ou queijo minas, cortado em cubinhos

Dica: a  quantidade da  farinha de trigo não é uma medida certa, porque depende da quantidade de caldo da carne cozida. Um jeito de não errar, é ir colocando a farinha de trigo aos poucos na carne cozida e triturada e ir mexendo, até virar um angu firme, que dê para enrolar o croquete depois de frio. Se for necessário, coloque mais um pouco. Hoje mesmo eu fiz isso, com uma sobra de lagarto do almoço de ontem. Como eu não tinha uma quantidade certa da carne, fui colocando a farinha até dar consistência de enrolar.

Modo de Fazer:
Em uma panela de pressão, coloque a manteiga e refogue o alho, a cebola, o pimentão e caldo de carne. Adicione a carne cortada em pedaços e cozinhe com uma xícara e meia (chá) de água. Deixe por cerca de 20 minutos após iniciar fervura. Desligue o fogo, retire a pressão da panela, abra e espere amornar. Coloque a carne e o caldo que se formou em um liquidificador (deve se formar cerca de uma xícara de chá de caldo). Vá ligando e desligando até que a carne fique finamente desfiada.  Leve ao fogo, acrescentando a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre. Quando desprender do fundo da panela, junte a salsa e a cebolinha verde picada e retire do fogo. Espere a massa esfriar.

Abra um punhado da massa na mão, recheie com a azeitona ou queijo, feche bem. Modele os croquetes no formato redondo ou comprido,  passe-os pelo ovo batido e pela farinha de rosca. Frite quatro ou cinco croquetes de cada vez, em óleo bem quente. Quando estiverem dourados, escorra-os em papel toalha e sirva a seguir.
Para empanar:
2 ovos batidos
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
óleo para fritar

Nenhum comentário: