Google+ Followers

25/09/2012

Quiche Cremosa de Queijo e Alho Poró




Quiche é uma torta salgada sem cobertura ideal para lanches. É recheada à base de creme e que se pode enriquecer com vários ingredientes (queijo, legumes, frutos do mar etc.).

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
1/2 xícara (chá) de agua gelada
1/2 colher (chá) de sal
farinha de trigo para abrir a massa

Recheio:
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho picados
1 xícara e 1/2 de alho poró lavado e cortado em rodelas
1 colher (chá) de noz-moscada ralada
1 pote de cogumelos fatiados, sem a água (175 g)
1/2 xícara (chá) de leite
3 ovos
2 colheres de sopa de cebola ralada
1 xícara (chá) de creme de leite sem soro
100 gr. de queijo parmesão ralado (minha dica: faça uma mistura com metade de parmesão, metade queijo canastra/Minas)
Sal, cheiro verde picadinho e pimenta a gosto

Modo de preparo:
1. Separe uma fôrma de quiche de 20 cm de diâmetro. Corte a manteiga em cubinhos e reserve. Numa tigela, coloque a farinha, misture bem o sal e abra um buraco no centro. Junte o óleo, os cubinhos de manteiga e, com as mãos, misture até obter uma farofa grossa. Não misture muito (deixe alguns pedaços de manteiga à mostra).

2. Aos poucos, junte a água gelada. Amasse e acrescente água até conseguir formar uma bola. Embrulhe a bola de massa em filme e leve para gelar por 30 minutos.

3. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta) e retire a massa da geladeira. Sobre uma superfície lisa, trabalhe um pouco a massa, apenas para que ela aqueça com o calor das mãos. Enfarinhe a superfície e abra a massa com o auxílio de um rolo. Transfira a massa a massa aberta para a fôrma e, com as mãos, modele a massa, retirando as sobras.

4. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo da fôrma com feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões. Com um garfo de sobremesa, fure o fundo da torta. Leve novamente ao forno e deixe assar por mais 10 minutos, até que fique ligeiramente dourada. Baixe a temperatura do forno para 180º e de continuidade à receita.

Enquanto isso, prepare o recheio: derreta 1 colher (sopa) de manteiga e doure o alho e a cebola em uma frigideira. Acrescente o alho-poró e refogue por 2 minutos. Acrescente a noz-moscada, misture e deixe esfriar. Reserve.

Faça o creme: no liquidificador ou no mix, misture os ovos, o leite, o creme de leite, o sal e a pimenta. Reserve. Acrescente (sem bater) a mistura de alho poró refogada, os champignons, cheiro verde e o queijo ralado

Despeje essa mistura sobre a massa já pré-assada. Asse em forno, preaquecido a 200 °C durante aproximadamente 35 minutos. Retire do forno quando dourar e sirva quente ou fria. (Receita adaptada)

Outra boa dica para terminar: Quando for colocar para assar pela segunda vez, coloque na grade de baixo 1 assadeira com um pouco de água. Assim, ela não vai deixar o fundo da quiche queimar. Bom apetite!

Receita adaptada de Vitor Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: