domingo, setembro 02, 2012

Bala Delícia Recheada

      Foto: Gleide Souza

Para quem nunca comeu, não sabe o que está perdendo! É deliciosa, a gente come sem parar.
Lembro muito da minha infância, quando no sábado à tarde, uma vizinha de nome D. Isabel mandava alguém nos chamar para ajudar a "puxar" a bala. Era uma festa! Quem ajudava, ganhava balas. Sempre apareciam mais ajudantes do que precisavam. E era aquela falação: "- Puxa, gente, não pode deixar endurecer! Rápido!" Era pura diversão...

Com o tempo, a técnica de fazer a bala delícia foi ficando mais sofisticada. Hoje em dia, existem as recheadas, que ficaram melhores ainda. Mas dá um trabalhão! Se bater aquela preguiça para fazer, prefiro ir à Feira (Hippie) de Artesanato no domingo, que lá tem aos montes. São bem feitas e ainda mantêm o sabor caseiro. Esta bala artesanal tem o gosto da minha infância!



Bala Delícia comum de coco:
1 vidro de leite de coco
200 ml de água filtrada
1 kg de açúcar refinado peneirado
manteiga para untar

PREPARO DA BALA DE COCO:
Antes de qualquer coisa, unte o mármore, a tesoura de cozinha e deixe um pote/tablete de manteiga por perto, para untar as mãos quando estiver puxando a massa.
Coloque em uma panela grande, o leite de coco, a água e o açúcar. Mexa bem ainda frio. Com a mistura pronta, limpe as laterais da panela com um pincel úmido. Este procedimento é necessário para que a massa das balas não açucare e leve ao fogo.

Leve ao fogo alto e não mexa até subir a fervura e dar o ponto. Após a fervura, mantenha no fogo por aproximadamente 25 minutos. Para verificar o ponto, coloque um pouco de massa em uma xícara com água em temperatura ambiente. A massa estará no ponto certo quando se consegue juntar em uma bolinha que mantém a forma e não gruda nos dedos.

Outro truque é jogar a bolinha em outro recipiente de vidro. Se fizer um barulho como se fosse uma pedrinha, esta pronta.  Jogue essa calda sobre uma pedra mármore, fria e ligeiramente untada com margarina. Deixe esfriar até poder manusear. Dobre a massa várias vezes. Estique a massa com as mãos, sempre dobrando e esticando, até atingir uma coloração perolada. Unte com manteiga sem sal uma superfície lisa e fria (mármore) pré-gelada para dar “choque térmico”. Coloque a bala na superfície e espere esfriar um pouco.

Depois desse ponto, é preciso puxar bem a massa da bala até ficar branca como pérola. O ideal é usar duas pessoas para o trabalho de esticar em tiras. Após as tiras prontas, corte as balas com uma tesoura. Espalhe as balas sobre a mesa e deixe descansar por cerca de 12 horas para que sequem bem antes de serem embaladas.

BALA GELADA:
1 receita de bala de coco
200 g de coco ralado

COM RECHEIO:

Escolher entre brigadeiro, beijinho ou nozes e junte os ingredientes em uma panela, em fogo baixo. Mexa sem parar até desgrudar do fundo e das laterais da panela. Despe o conteúdo num prato e deixe esfriar por uma hora.

RECHEIO DE BRIGADEIRO:
2 latas de leite condensado
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de manteiga

RECHEIO DE BEIJINHO:
2 latas de leite condensado
200 g de coco ralado

RECHEIO DE NOZES:
1 lata de leite condensado
100g de nozes trituradas
1 colher (sobremesa) de manteiga ou margarina sem sal

Depois de jogar a massa da bala sobre uma pedra de mármore untada com manteiga, deixe esfriar, por aproximadamente 15 minutos. Divida a massa em quatro, pegue cada parte e amasse até que ela fique perolada. Em seguida, abra a massa, recheie e feche. Corte em pedaços do tamanho de um bombom. (retirada do blog :Receitas de doces para festas)

Assista esse vídeo explicativo da bala tradicional que achei no Youtube, só para se ter uma ideia como é trabalhoso.



8 comentários:

Anônimo disse...

FIZ E ACHEI UMA DELICIA...DAR VONTADE DE COMER TODA HORA.

AQUINO disse...

fiz e ficol otimo

Anônimo disse...

vou tentar e tenho fe em DEUS que vou conseguir

Anônimo disse...

Esse video não ensina a rechear!!!

Margô Brandão disse...

Ele ensina a fazer a bala tradicional, sem recheio. O processo de rechear é quando a massa da bala estiver quase branca. Abrir a massa, rechear, enrolar e cortar os pedacinhos. Tem esse outro aqui: http://www.youtube.com/watch?v=07ZYJ9ch-JE

Anônimo disse...

Como faço pra conseguir uma representação das balas com vc
rosalba.torres@itelefonica.com.br
rofestas@itelefonica.com.br

andersonmga disse...

fiz ficou maneiro mais malhei pro resto da minha vida melhor comprar pronta kkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

curso balas delicia recheadas

31 9877-8650 31 8020-6764