sábado, setembro 01, 2012

Pudim de Leite Condensado, sem furinhos e sem complicação!


Muita gente quer uma receita de pudim de leite condensado que não dê furinhos. A receita tradicional em si é muito simples, não tem esse negócio de acrescentar amido de milho para engrossar ou qualquer outro ingrediente. Pelo que eu sei, o que dá furinhos a essa receita é o excesso de tempo em que o pudim fica assando. Em média,  para 1 receita o tempo de cozimento em banho-maria é de 55 minutos a 1 hora no máximo, dependendo da variação do calor de cada fogão. E para uma receita grande, com duas latas de leite condensado, o tempo é entre 1:15 h. a 1:20 h, com o forno na temperatura 295ºC . Se deixar mais do que esse tempo, ou se o calor do forno é muito forte, com certeza vai ficar todo furadinho, mais ressecado. Já testei dos dois tempos e é isso mesmo: o que dá furinhos  ao pudim é o tempo à mais que fica no forno, depois que ele já está cozido e continua assando!

Ah, e a calda deve ser preparada  antes de tudo. Veja só:

CALDA: Coloque 1 xícara de açúcar cristal numa panela e deixe derreter. Quando  começar a ficar avermelhado, despejar  1  xícara de água, deixe ferver até dar o ponto de fio. Untar a forma com metade da calda e guardar a outra metade para depois do pudim de assado.

Ingredientes para 1 pudim pequeno (se quiser um grande é só dobrar a receita):
1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral 
3 ovos
Bata estes ingredientes no liquidificador e coloque em uma forma redonda de 20 cm. de diâmetro, com um furo no meio e untada com metade da calda caramelada:. 


Coloque a forma do pudim dentro de uma assadeira em banho-maria, de modo que todo o fundo fique coberto com 1  dedo de água. Assar no forno por 55 minutos a 1 hora, na temperatura 295ºC.  Tampe a forma do pudim com papel alumínio, para não dar casca escura. Depois de pronto,  deixe esfriar e guarde na geladeira por, no mínimo, 6 horas. Geralmente eu gosto de fazer de véspera,  coloco na geladeira para só virar na manhã seguinte, acho que a consistência fica mais firme. Desenformar e virar o restante da calda que estava reservada. Mais fácil que isso, impossível!

Minha Dica: Faço esse pudim, desde que me entendo por gente e sempre foi em banho-maria no forno. Uma vez, ganhei aquela panela para pudim e fui testar a mesma receita, cozida nessa panela. Eu notei diferença na consistência da massa do pudim. O gosto, é exatamente igual, mas se querem um pudim lisinho, façam no forno!


10 comentários:

Unknown disse...

interessante , eu fiz o meu , e saiu horrivel , ficou mole e depois fininho feio e despedaçou . :( mas o gosto ficou bom pelo menos , ainda bem que foi só pra mim ,rsrsrs não teve visita !! vou tentar mais uma vez !

Margô Brandão disse...

Que estranho! Faço essa receita desde adolescente, quando aprendi a cozinhar. É uma receita tão simples... Alguma coisa, ou no tempo de forno, ou da graduação de calor, não sei. A receita está certíssima, assim como a maneira de fazer. Tente novamente, faça do jeitinho que expliquei que não dá erro.

Anônimo disse...

vo faze agora,e ja to com vontade de come....

Anônimo disse...

Simples de preparer e delicioso.
Obrigada

Anônimo disse...

Toda semana faço uma de suas receitas.Obrigada.

Margô Brandão disse...

Que bom!

Anônimo disse...

Achei muito fácil e acho que vai ficar delicioso! :) Só uma perguntinha: Pode ser com leite de caixinha?

Aguardo a respt. ;)

Margô Brandão disse...

Sim, é esse mesmo! Leite de vaca = leite de caixinha

Anônimo disse...

Ei flor, a mesma quantidade do leite condensado é a do leite de vaca?

Anônimo disse...

Obrigada. :)