sábado, setembro 29, 2012

Pão de Torresmo

   
      (Foto: blog Goiabada de Marmelo)

Ingredientes:
30 gr de fermento para pão (ou 2 colheres de sopa de fermento granulado seco)
2 xic. (chá) de leite
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
3 ovos
1 xic. (chá) de gordura retirada da fritura do próprio torresmo
500 gr de farinha de trigo

Comece fazendo o Recheio:
Coloque em uma panela, 1/2 xícara de óleo,  500 grs. de toucinho bem picadinho com um 1 colher de chá de sal. Deixe fritar e mexa de vez em quando.  Quando estiver dourado e sequinho, retire do fogo. Escorra a gordura da panela e guarde-a para usar na massa do pão. Na mesma panela refogue 2 alhos amassados com 1/2 cebola picada. Volte com o torresmo pronto e dê uma mexida, para pegar gosto. Desligue o fogo, salpique cheiro verde, deixe esfriar e reserve.

Modo de fazer a massa do pão:
Bata tudo no liquidificador, menos o torresmo e a farinha. Despeje em um recipiente, adicione a farinha aos poucos e sove bem. Deixe crescer até dobrar de volume. Abra com o rolo e coloque metade do recheio. Enrole o pão. Pincele gema por cima do pão. Polvilhe o restante do torresmo por cima do pão. Deixe crescer novamente. Asse em forno preaquecido até dourar.

Dica:

  • Procure comprar o toucinho da barriga com pequenos traços de carne. Eles ficam mais saborosos. Quem gosta dos pães mais recheados pode adicionar maior quantidade de torresmo e até esfarelar um pouco, molhar a superfície dos pães e polvilhar sobre a casca imediatamente antes de desenfornar.
  • Coloque o fundo de uma colher de sopa na gema batida, para pincelar massas. O dourado ficará mais fácil de pincelar e ficará mais uniforme.

Nenhum comentário: