Google+ Followers

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Batata Rosti de Forno



Hoje, pela manhã, o Programa Mais Você preparou essa batata, que só de ver, deu água na boca. Resolvi fazer para o almoço, já que hoje eu tenho visitas. Fiz algumas correções referentes ao que deu certo e o que não deu. Acho que todos gostaram, porque foi muito elogiada e acabou rapidinho.  Recheei com frango desfiado e catupiry e salpiquei parmesão quando foi gratinar.  Mas acho que vale a pena fazer como ensinaram no programa, não tem como ficar ruim. Cada um que adapte ao seu paladar. 

Ingredientes:
750 g de batata Asterix sem casca e ralada no ralo grosso e temperada com sal a gosto
½ kg de linguiça calabresa sem pele, triturada
1 cebola picadinha
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
cheiro-verde picado a gosto
½ caixinha de creme de leite
3 palitos de mussarela com 18 cm de comprimento
3 tomates sem sementes picadinhos


Modo de preparo:
1°- Em uma assadeira untada com manteiga, coloque 250 g de batata Asterix ralada e temperada com sal a gosto formando um quadrado com 18 cm de lado e cubra a assadeira com papel alumínio. Leve a assadeira ao fogo baixo e deixe dourar a batata por 10 minutos formando uma placa.


(Obs.: Fiz do jeitinho que a receita pedia e essa parte não deu certo, não saiu uma placa inteira, mas de qualquer forma, mesmo quebrando, virei sobre o alumínio, arrumei  e nivelei em retângulo. Deve ser porque na receita pede batata Asterix e eu fiz com batata comum, que tem mais água.  Na próxima vez que eu fizer, vou pular essa etapa. Acho melhor fazer como a 1ª parte da receita de batata rosti tradicional,  cozinhando as batatas inteiras numa panela com água por uns 10 min., de modo que ela fique cozida, mas firme para poder ralar. Veja AQUI ).

Retire esta placa e faça outras com o restante da batata ralada. Reserve as placas separadas com um papel alumínio.

2°- Coloque em uma frigideira ½ kg de linguiça calabresa sem pele, triturada e leve ao fogo médio até dourar. Adicione 1 cebola picadinha e refogue até a cebola murchar. Acrescente 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e refogue bem para a farinha cozinhar. Junte cheiro-verde picado a gosto, ½ caixinha de creme de leite e misture até formar uma massa.

3°- Pegue 1 placa de batata e espalhe uma porção de linguiça refogada (feita acima), no centro da placa coloque 2 colheres (sopa) de tomate picado, por cima do tomate coloque 1 palito de muçarela (18 cm). Enrole a placa de batata, unindo as pontas no mesmo sentido da muçarela formando um rolinho. Faça as outras placas com outros sabores como frango cozido e desfiado, requeijão cremoso, carne moída e refogada ou frios.

4°- Na assadeira, coloque os rolinhos de batata, um ao lado do outro, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno alto a 200° C por +/- 15 minutos. Retire do forno e sirva em seguida com salada verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: