Google+ Followers

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Compota de Figos



Para este doce utilize 1 kg de figos.

Comece lavando bem os figos para retirar o leite que escorre, corte um pouco o cabinho e faça um corte em cruz do outro lado para facilitar a retirada da pele.

Tire a pele fina que envolve o figo para ficar mais gostoso e macio (se não quiser não precisa, já fiz muito com a pele e adorei do mesmo jeito!). Fure todos os figos com um garfo para a caldinha penetrar e ficar bem gostoso. Algumas maneiras de tirar a pele do figo:
  • Você poderá raspar cada figo com uma faca de serrinha.
  • Coloque os figos dentro de um saco com açúcar cristal grosso, feche e esfregue o saco com as mãos (conforme você vai esfregando, o açúcar vai lixando a pele).
  • Coloque os figos numa panela com água e deixe ferver por 10 minutos para tirar o leite e cozinhar levemente a pele. Escorra e leve ao freezer por algumas horas. Retire e esfregue cada figo embaixo da torneira. As peles se soltarão com facilidade.Se você optou por congelar os figos, como estarão frios coloque-os na panela com a calda ainda fria.
Se raspou ou lixou, coloque-os na panela quando a calda estiver quente. Coloque os figos para ferverem por 30 minutos. Em seguida deixe escorrer bem. Reserve.Fiça a calda com 1 e 1/2 litro de água e 1 kg de açúcar e deixe ferver por 5 minutos.

Depois acrescente os figos e deixe ferver em fogo médio aproximadamente 70 minutos, até a calda engrossar e os figos ficarem macios. Se você quiser conservar seu doce por mais tempo, é só colocar em vidros lavados esterelizados com água fervente e com tampas metálicas que vedem beeem.

Acomode os figos dentro dos vidros e cubra-os totalmente com a calda. Se a calda não chegar a cobri-los, complete com água com açúcar. Mas não deixe a calda encostar na tampa. Feche bem os vidros.

Em seguida, coloque-os numa panela funda, cubra-os totalmente com água e leve ao fogo para ferver.

Ferveu, abaixa o fogo e deixe mais uns 15 minutinhos. Deixe esfriar totalmente dentro dessa água.

Seque os vidros e guarde-os em local fresco por 3 meses. Aí, você escolhe se vai querer um queijinho branco ou uma bola de sorvete ou doce de leite pra acompanhar essa delícia!
(Fonte: ondas de sabores)

Recebi de um leitor esse comentário, que é também uma dica boa:
"Após cada fervura, desligue o fogo e mantém os figos aferventados no próprio tacho sem retirar a água e nem o pano que os cobrem, já que não podem tomar vento, senão endurecem e podem também perder a cor . Para as fervuras seguintes, repita esse procedimento.Vale lembrar que a água em que os figos foram fervidos é sempre trocada. Assim, a cada fervura coloca-se nova água no tacho, deixa esquentar e com uma colher furada ou  escumadeira , vai colocando os figos na água quente. Na última fervura os figos têm que ficar por mais tempo no fogo por quase uma hora, para que cozinhem bem ou até ficarem bem macios. Deixar os figos esfriarem para jogar a água fora e em seguida coloca-se por cima dos mesmos, o açúcar com um pouquinho só de água. A água que ficou dentro  no próprio figo durante as fervuras ajuda a formar a calda. Finalmente após colocar o açúcar , deixe os figos no fogo até ficarem vidrados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: