Google+ Followers

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lombo na Cachaça do Vale Verde

      (Foto: Maria Cecília Candelore)

Vale Verde é um Parque Ecológico que mistura beleza, cultura e lazer. Projetado para preservar a fauna e flora, proporciona um passeio em um ambiente agradável e tranquilo, em contato com a natureza. Um verdadeiro paraíso dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Possui um alambique e restaurante com o melhor da comida mineira tradicional. Quer saber mais? Acesse o site oficial aqui com todas as informações ao turista.

Ingredientes:
1 lombo grande
10 dentes inteiros de alho

Molho vinha d’alho:
500 ml de cachaça, 4 galhos de alecrim fresco, 1 colher (de sopa) de pimenta-do-reino preta, em pó, 1 molho de salsa, 1 colher (de sopa, cheia) de alho batido, 1 colher (de sopa, cheia) de sal, 1 xícara (de chá, cheia) de vinho branco, 2 folhas de louro, 1 colher (de sopa, cheia) de tempero em pó, 1 colher (de sopa, cheia) de colorau, meia xícara de azeite, 2 cebolas partidas em quatro, 1 colher (de café) de molho de pimenta, meia xícara de água

Molho de cachaça:
3 colheres (sopa) de manteiga, 1 cebola grande batidinha, 1 colher (sopa) de alho batido, meio litro de caldo do cozimento do lombo, 3 colheres de farinha de trigo, meio litro de cachaça

Modo de fazer o lombo: Fazer alguns furos no lombo, com um garfo de dois dentes. Fazer furos maiores, com uma faca, e colocar nos buracos os dentes de alho. Fazer um amarrado com a salsa, o louro e o alecrim e colocar numa bacia, com todos os temperos da vinha d’alho. Colocar o lombo de molho nessa mistura de um dia para o outro, virando-o sempre para que o tempero entranhe. Untar um tabuleiro com manteiga, colocar um pouco do caldo, as cebolas e, por cima, o lombo. Regar com todo o molho, retirando antes o amarrado de salsa, louro e alecrim. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno quente (200 graus) por uma hora. Retirar do forno, virar o lombo, regar com o molho, cobrir novamente com papel alumínio e deixar por mais uma hora. Retirar o papel alumínio, virar o lombo e deixá-lo no forno por mais duas horas (ou até que, furando, não saia mais sangue), regando sempre com o caldo. É importante não deixar o caldo secar, pois é com ele (coado) que será feito o molho. Se for preciso, coloque mais água no tabuleiro. Quando o lombo estiver assado, retire-o do forno. Espere esfriar para colocá-lo na geladeira, enrolado em papel filme. Coe o caldo do tabuleiro e reserve.

Modo de fazer o Molho de cachaça: Dourar a cebola, o alho e a manteiga numa panela. Juntar a cachaça e deixar evaporar. Colocar a farinha de trigo e mexer bem. Acrescentar o caldo do cozimento e deixar ferver até engrossar. Fatiar o lombo bem fino e arrumar em uma travessa. Regar com o molho.
(Receita do Parque Ecológico Vale Verde - Betim) Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: