Google+ Followers

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Meu Bolo de Mexerica


          Foto: Vivian Luiz Coco

Na semana passada, meu filho pediu que fizesse um bolo de mexerica. Como não tinha nenhuma receita à mão, fiz uma busca na Internet e encontrei várias. Escolhi uma, de um site muito conhecido, separei os ingredientes e fiz o bolo. Olha, gente, com 45 minutos de forno, ele ainda não estava assado. Não assava de jeito nenhum. Usei de todos os recursos e truques culinários  que sabia e depois de 50 minutos, desliguei o forno e joguei o bolo no lixo. Sim, essa cozinheira aqui também erra bastante...  Só de raiva, fui de novo para a cozinha, misturei algumas receitas que tenho certeza que dão certo, acrescentei algumas coisas, troquei outras... Ficou um espetáculo, modéstia à parte! Saboroso e fofinho.  Eis então  o meu bolo de mexerica, podem fazer de olhos fechados, garanto que dá certo, tanto em assadeira retangular ou forma com furo no meio:

Ingredientes:
1 colher de sopa (cheia) de manteiga
4 gemas
2 xícaras de açúcar cristal
250 ml. de suco natural de mexerica
1 copo de requeijão (ou se for suco concentrado, faça uma mistura com 150 ml. de suco com 100 ml. de água.)


ATENÇÃO: deixar reservado mais 50 ml. de suco, que será usado na calda, após o bolo pronto. Então, no total, a receita pede 300 ml., ok?

Continuando,
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (de sopa) de pó de Tang ou La frutta, sabor tangerina   
4 claras batidas em neve
raspinhas da casca de 2 mexerica
1 colher de sobremesa de Pó Royal.


Modo de Fazer:
Bater a manteiga com o açúcar, adicionando depois as gemas.
O suco é colocado aos poucos. Colocar a farinha e o pózinho de Tang, bater bem. Logo após, adicione as claras em neve e por último, as raspas de mexerica e o Pó Royal. Assar em formo quente.
Faça uma calda grossa, que não vai ao fogo, com  1 ½ xícara de açúcar refinado, misturado com aqueles 50 ml. do suco reservado e uma colher de chá de pó de Tang. Despeje sobre o bolo ainda quente, espalhando com uma espátula ou colher. Deixe esfriar para partir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: