sábado, agosto 18, 2012

Franguinho com Quiabo


     Fonte: aqui
Você vai precisar de:
1 frango caipira cortado nas juntas ou coxas, sobrecoxas e peito de frango, limpe bem, retire as aparas. Deixe descansar por 2 horas ou mais ( melhor de um dia para o outro).
pimenta do reino, a gosto
150 ml de óleo (ele vai ser descartado, não se preocupe)
2 pimentas ardidas frescas
2 cebolas médias em cubos
1 colher, das de sopa, de açafrão da terra em pó
água fervente o suficiente
meio quilo de quiabos limpos e cortados da forma que você preferir (se eles forem pequenos pode colocar inteiros).


Para preparar o frango com quiabo você vai precisar de:
1 frango caipira cortado nas juntas
1 colher, das de sobremesa, bem cheia do Meu Tempero Caseiro
Aqueça uma panela de ferro e coloque o óleo e o frango. Salpique o tempero e a pimenta do reino por cima do frango e tampe a panela. Espere o frango dourar por baixo e só então vire os pedaços.


Frite o frango até todos os pedaços ficarem bem dourados. Frango caipira branquelo é péssimo e fica feio! Fica parecendo comida de hospital... Quando o frango estiver bem douradinho escorra o excesso de óleo, reserve esse óleo em uma panela pequena e junte as cebolas picadas ao frango. Cozinhe até a cebola ficar bem dourada. Tome muito cuidado para ela não queimar, tá? Se queimar fica amargo. Junte as pimentas e o açafrão da terra e refogue por 2 minutos. Cubra com água fervente e cozinhe até o frango ficar macio, pingando água fervente sempre que necessário.

Antes de usar o quiabo, uma dica: Para tirar a baba do quiabo, esprema suco de limão, misture bem e deixe por 15 minutos. Depois lave em água corrente, seque com um pano, corte em rodelas ou pedaços e refogue. O quiabo fica saboroso e sem a baba que desagrada muita gente.

Agora sim: Aqueça a panelinha que o óleo usado no frango foi reservado e frite o quiabo com um pouco de sal nesse óleo por 2 minutos. Retire o quiabo, escorra o óleo e junte o quiabo ao frango.
Deixe o quiabo ferver por mais 5 minutos para pegar o sabor do frango e sirva com uma pimenta ardida, arroz, angu e salada!
(de  Kris Nardini, Uberlândia - MG)



Nenhum comentário: